Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vida e canções deram origem a muitos volumes

THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

Entre inúmeras biografias, "No Direction Home: A Vida e a Música de Bob Dylan", de Robert Shelton (Larousse do Brasil, 768 págs., R$ 99), costuma ser apontada como a melhor.

Shelton é o escritor que mais teve intimidade com Dylan, desde os primeiros tempos nos bares de Nova York até sua turnê atual.

Anthony Scaduto foi o último biógrafo a conseguir alguma atenção direta do cantor. Mas seu livro "Bob Dylan", editado em 2001, é difícil de encontrar até em sebos americanos.

A obra é merecidamente incensada pelos fãs. Traz entrevistas de Dylan em um período confuso, falando muito de religião.

As canções de Dylan já renderam volumes de análise. Os mais conceituados são "Revolution in the Air: 1957-1973" e "Still on the Road: 1974-2006", de Clinton Heylin, autor de outra boa biografia do cantor, "Behind the Shades".

A canção mais icônica de Dylan mereceu um livro só para ela: "Like a Rolling Stone", escrito por Greil Marcus (Companhia das Letras, 256 págs., R$ 45).

Quem poderia dar a versão definitiva da história não ajuda. "Crônicas Volume 1" (Planeta, esgotado) seria a primeira parte de uma trilogia autobiográfica de Dylan, lançada em 2005. Mas ele fez um amontoado de textos delirantes, destinados só a quem é muito fã.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.