Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Atriz teatral é destaque em "Cheias de Charme"

Titina Medeiros vive a empregada festeira de Cláudia Abreu na novela

Revelada no grupo potiguar Clowns de Shakespeare, cearense ganhou status de peça fundamental na trama

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A novela das sete "Cheias de Charme", que a Globo exibe desde abril, revelou uma atriz cearense até então desconhecida na televisão.

Pescada da cena teatral potiguar, a atriz Titina Medeiros, 35, se deu bem já em seu primeiro papel na telinha. Ela interpreta Socorro, a empregada espoleta de Chayene, cantora brega interpretada por Cláudia Abreu.

Festeira, indisciplinada e com muito talento para "dar o truque", Socorro roubou espaço na trama e acabou ganhando status de "peça fundamental", diz um dos autores da novela, Filipe Miguez.

"Ela conquistou posição de protagonista. É uma atriz que deu certo porque sempre demonstra muita disponibilidade. Uma intérprete que se policiasse mais, que fosse muito crítica, não poderia fazer tão bem esse papel", avalia.

Com veia para a comicidade, Titina temperou cenas com toques clownescos, como no capítulo de quarta (27), em que dançou forró com a patroa à beira da piscina.

O sotaque cearense-potiguar da atriz se metamorfoseia em prosódia do Piauí, terra da personagem. "A palavra 'dodio', por exemplo, vem de lá, não falamos assim em Natal", diz Titina, em referência ao jeito de se pronunciar a palavra doido.

A vocação para a comédia vem do trabalho que Titina desenvolveu em uma companhia de teatro de Natal. Ela faz parte do grupo Clowns de Shakespeare, que desde 2010 tem percorrido vários Estados brasileiros com "Sua Incelença, Ricardo 3º", dirigido pelo mineiro Gabriel Villela.

Esse berço profissional teve desde o início um olhar especial para a cultura popular nordestina. Na peça, ela solta a voz em interpretação que remete às cantoras de beira de rio, embora encarne uma rainha shakespeariana. O espetáculo será apresentado no Sesc Belenzinho em julho.

Titina conta que nasceu em uma cidade chamada Currais Novos, apesar de sua família ser de Acari, onde não havia, na época, hospital que fizesse cesárea. Na adolescência, mudou-se para Natal e assistiu a uma peça com a atriz portuguesa Maria do Céu Guerra. Encantada, decidiu dedicar-se às artes cênicas.

O começo da carreira foi nas coxias da companhia Tambor, nos mesmos anos 1990 em que os Clowns de Shakespeare davam seus primeiros passos. Era uma turma muito influenciada pelo movimento do mangue beat de Recife, ela lembra.

A agenda da atriz para 2013 já prevê uma montagem de "Hamlet" sob os auspícios de Marcio Aurelio.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.