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Televisão

Ibope apresenta medidor de tendências na internet

ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO

Há correspondência entre a repercussão de um programa de TV na internet e a sua audiência? Para o Ibope, sim.

O instituto apresentou, na última quarta, em São Paulo, uma metodologia que relaciona o "buzz" -termo que designa o eco de assuntos nas redes sociais- e a TV.

Para o experimento, usou a novela "Fina Estampa". A Globo não solicitou o estudo. Os próximos serão realizados sob encomenda do mercado.

Segundo Wagner Esteves, gerente de atendimento e planejamento técnico do Ibope, a ferramenta serve para analisar tendências, mas não substituirá as pesquisas atuais de audiência.

O trabalho também buscou analisar o envolvimento emocional do público com os personagens da trama. Durante cinco meses, o instituto monitorou blogs, fóruns e redes sociais por meio de busca de palavras-chave. Foram identificadas 10 mil menções.

Alguns dos picos de comentários na rede coincidiram com picos de audiência da novela -como, por exemplo, na aparição de Pereirinha (José Mayer), dado como morto no início da trama.

O estudo mostrou que, assim como a audiência de "Fina Estampa", o "buzz" era maior no início das semanas.

Esteves afirmou que o método pode ser aplicado em lançamentos de produtos e até em campanhas políticas.

Questionado sobre o motivo pelo qual atrações como o "Saturday Night Live" (Rede TV!), de Rafinha Bastos (eleito a pessoa mais influente do mundo no Twitter pelo "New York Times"), não repetem na TV o sucesso da web, ele disse que o gênero do programa pode interferir no resultado.

Novelas, apontou o executivo, despertam emoções mais intensas no público, o que faz com que seja mais fácil que os índices de audiência e de menções na internet se espelhem.

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