Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Orquestras jovens brilham em festival

Músicos adolescentes são destaque no fim de semana de abertura da 43ª edição de evento de Campos do Jordão

O pianista russo Dmitry Mayboroda, de 18 anos, exibiu o seu talento; apresentação da Osesp abriu a programação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A abertura foi da Osesp, mas o brilho todo ficou para as orquestras jovens no primeiro final de semana da 43ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

A bem da verdade, o bom nível da Orquestra Experimental de Repertório, que tocou no domingo à tarde, não chega a surpreender.

Além de ter gente experiente em postos estratégicos, a orquestra é fruto de mais de duas décadas de dedicação do maestro Jamil Maluf, que regeu de cor a abertura da ópera "Fosca", de Carlos Gomes, e as "Variações Enigma", de Edward Elgar.

Ele também acompanha com grande sensibilidade o jovem prodígio russo do piano Dmitry Mayboroda, com 18 anos de puro talento, na "Rapsódia sobre um tema de Paganini", de Rachmaninov.

O assombro veio mais cedo, no concerto matinal do domingo, da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, que, sob regência de Claudio Cruz, executou a "Sinfonia Inacabada", de Schubert, e a oitava sinfonia de Dvorák.

A Estadualzinha, como é carinhosamente apelidada, foi reformulada há não mais do que seis meses. E o resultado impressiona.

Batalhando contra instrumentos precários e a acústica ingrata do Auditório Cláudio Santoro, seus musicistas imberbes, dentre os quais não há nenhum marmanjo, realizaram verdadeiras façanhas de sonoridade, musicalidade e fraseado.

A primeira edição do festival sob direção da Fundação Osesp foi aberta pela própria orquestra, no sábado, repetindo o programa feito na Sala São Paulo: a "Missa Solene", de Beethoven, sob a batuta de Thomas Dausgaard.

Ele e a orquestra tiveram o desempenho questionado na semana anterior, pelo programa com a terceira e a quarta sinfonias de Brahms.

Desta vez, porém, conseguiram "limpar a barra", em uma leitura vigorosa da partitura de Beethoven, com a colaboração de uma bem-vinda "joint venture" do Coro da Osesp e do Coral Paulistano, além de um quarteto equilibrado de vozes solistas (Susanne Bernhard, soprano, Ingebor Danz, meio-soprano, Donald Litaker, tenor, e Klemens Sander, barítono). (IRINEU FRANCO PERPETUO)

FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
QUANDO até 29/7
CONFIRA a programação em www.festivalcamposdojordao.org.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.