Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Inéditos de Paulo Mendes Campos serão lançados em livro na Flip

Carta e poema escritos para o amigo Otto Lara Resende estão reunidos em nova publicação

Textos foram escritos quando autor tinha 19 anos e havia acabado de chegar ao Rio, atraído por Pablo Neruda

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

Poucos dias após chegar ao Rio, em agosto de 1945, atraído pela presença do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) na cidade, o mineiro Paulo Mendes Campos, então com 23 anos, escreveu a seu amigo Otto Lara Resende, movido pelo impacto da mudança de Belo Horizonte.

Àquela altura desempregado, morando de favor na casa de Fernando Sabino e ainda distante da publicação de seu primeiro livro ("A Palavra Escrita", de 1951), o poeta e cronista sentia-se exilado, perdido, temeroso quanto ao que viria.

"O coração pesa e se refugia silencioso entre possibilidades e apreensões. Dir-se-ia um coração cansado. Entretanto, meu velho, esse é um valente coração", escreveu o autor na primeira das nove páginas manuscritas de "Carta a Otto ou Um Coração em Agosto".

A correspondência entre os dois escritores, encerrada com um poema inédito de Paulo Mendes Campos, chega agora ao público em livro publicado pelo IMS (Instituto Moreira Salles) que será lançado na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que começa amanhã.

"Não é uma carta tradicional, com a informalidade que marcava a correspondência entre eles. É um desabafo no mês da chegada dele ao Rio, com clara intenção literária", diz Elvia Bezerra, coordenadora de literatura do IMS e responsável pela edição.

O próprio Campos faz menção jocosa a suas intenções literárias no trecho mais informal da carta, que introduz o poema inédito em homenagem ao "irmão triste e terno":

"Otto, mermãozinho, às 6 horas parnasianas de uma tarde carioca me canso de 'literatura' e resolvo fazer literatura. Mas não sei. Então, escreverei um poema. E escrevo pra você."

ACERVO ABERTO

A publicação de "Carta a Otto" também marca a abertura de parte do acervo de Paulo Mendes Campos, doado ao IMS no início do ano passado.

Por ora, estão acessíveis 53 cadernos com poemas, manuscritos, reflexões e estudos. Há ainda 180 itens de correspondência e 360 fotografias que não foram catalogados nem liberados.

A quantidade de material inédito e sua relevância ainda precisam ser determinadas pelos estudiosos da obra do mineiro.

Nos cadernos a que a Folha teve acesso exclusivo, estão desde textos escritos em livros escolares -como o inédito "Fugindo de Casa", escrito aos 11 anos, relatando a experiência do título- até rascunhos de poemas mais maduros, como a "Cantiga para Mario Quintana".

Há também listas de obras "traduzidas" e "traduzíveis" -de autores como T.S. Eliot, Rimbaud e Apollinaire-, aforismos e "epígrafes possíveis", além de reflexões que mostram a permanência do mesmo estado de espírito que se nota na carta a Otto:

"O que leva o escritor a encontrar a palavra certa é o exercício da leitura certa; o que leva o escritor a encontrar a palavra tocante é o exercício das aflições."

CARTA A OTTO OU UM CORAÇÃO EM AGOSTO
AUTOR Paulo Mendes Campos
EDITORA IMS
QUANTO R$ 19,50 (40 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.