Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Rio monta 1ª peça de Tennessee Williams

"Não sobre Rouxinóis" se inspira em real rebelião de presos nos EUA para demonstrar abusos e injustiças sociais

Escrito quando o autor tinha 27 anos, texto foi encenado pela 1ª vez somente após seis décadas de sua criação

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tennessee Williams deixa explícito seu desejo de usar o teatro para expor a fragilidade do homem de seu tempo já em sua primeira peça, "Não sobre Rouxinóis".

A obra, escrita em 1938, recebe sua primeira montagem, sob direção de João Fonseca e Viniciús Arneiro, no Rio.

A peça foi inspirada em um caso real de uma rebelião de presos ocorrida nos EUA na década de 1930. Seu título evoca "Ode a um Rouxinol", célebre poema de John Keats no qual o autor usa a ave como símbolo de felicidade.

Em vez de cantos do pássaro, Williams, então aos 27 anos, leva ao palco gritos e suplícios dos torturados pelos abusos do diretor da cadeia.

"O texto pode ser considerado um Tennessee Williams atípico. Nele, está presente o realismo psicológico que marcou sua obra, mas há uma preocupação mais evidenciada com a injustiça social", afirma João Fonseca.

Em vez de abordar solidão e loucura, temas que apareceriam em suas peças mais festejadas como "Zoológico de Vidro" (1945), Williams prefere discutir aqui violência, corrupção e liberdade.

Um dos mais belos trechos da peça exalta a capacidade de reflexão como a potência do homem. Diz: "Eles podem nos dizer o que ler, o que falar, o que fazer... Mas não podem nos dizer o que pensar (...) isso dá uma sensação de grandeza. É como estar sozinho no topo de uma montanha à noite, sem nada à sua volta, a não ser as estrelas".

É curioso o fato de a primeira encenação da obra ter acontecido apenas em 1998, 60 anos após sua criação, numa montagem londrina do Royal National Theatre.

"Os produtores temiam montar uma peça com alto grau de violência e que ainda tratava de forma excessivamente simpática seus personagens outsiders", arrisca Eduardo Rieche, protagonista e tradutor do texto.

O próprio Williams chegou a dizer que "jamais escreveu uma peça que pudesse competir com esta em termos de violência e terror".

NÃO SOBRE ROUXINÓIS
QUANDO sex. a dom., 20h; até 5/8
ONDE Theatro Net Rio - sala Paulo Pontes (r. Siqueira Campos, 143, tel. 0/xx/21/2148-8060)
QUANTO R$ 60
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.