Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica artes plásticas

Documenta de Kassel reflete sobre o que se vê e o que se sente

FABIO CYPRIANO
ENVIADO ESPECIAL A KASSEL

A 13ª edição da Documenta de Kassel, na Alemanha, aberta ao público no início do mês passado, revela-se uma das mostras mais sofisticadas da história.

Sua diretora artística, Carolyn Christov-Bakargiev, conseguiu reunir obras contundentes, que abordam os dramas contemporâneos, ao mesmo tempo em que produz uma reflexão refinada sobre o significado de expor.

A primeira obra da mostra, no Fridericianum, é apenas uma sensação: o sentimento de uma leve brisa, provocada pelo artista inglês Ryan Gander, com "I Need Some Meaning I Can Memorize [The Invisible Pull]" (eu preciso de algum sentido que possa me lembrar [o puxão invisível]).

Bakargiev aponta, aí, como na arte não interessa apenas o que se vê, mas sim o que se pode sentir quando se está atento.

Isso ocorre ainda, por exemplo, com a performance de Tino Sehgal, realizada nos fundos de uma casa no centro de Kassel.

O ambiente é escurecido, e os visitantes se localizam apenas pelo som das vozes dos vários intérpretes dispostos pelo aposento.

Eles cantam, dançam de forma coreografada, dão depoimentos. A sensação de insegurança, de quando se entra na obra, se transforma, rapidamente, em aconchego, cumplicidade. É justamente essa relação íntima, entre público e obra, que torna essa Documenta tão especial.

ANTIESPETÁCULO

A cumplicidade existe ainda quando Bakargiev expõe artistas que fizeram pesquisas em Cabul (Afeganistão), um dos locais para onde a mostra se expandiu.

Ela aborda o colapso da guerra, um dos eixos da Documenta, mas não apresenta obras que tratam do assunto de forma leviana. A diretora apresenta as obras tanto em Kassel como em Cabul numa sinalização de respeito.

São detalhes como esses que tornam a imensa exposição, espalhada ao menos por 20 locais da cidade, algo que contradiz a noção de espetáculo que normalmente permeia o setor atual.

A 13ª Documenta comprova que é possível fazer arte para o grande público e, ao mesmo tempo, manter o respeito à arte.

DOCUMENTA DE KASSEL
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.