Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teatro

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo

Mostra apresenta obra do canadense Daniel MacIvor

Evento reúne três peças do autor encenadas pelo brasileiro Enrique Diaz

Para premiado MacIvor, tempo vivido no teatro é o único percebido como verdadeiro e pode ser mais real que a vida

Divulgação
Drica Moraes e Mariana Lima em cena de "A Primeira Vista"
Drica Moraes e Mariana Lima em cena de "A Primeira Vista"

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O mundo é um palco para Daniel MacIvor. Segundo o premiado autor canadense, considerado um dos mais importantes de seu país, o teatro pode ser mais real do que a vida, que nunca é exatamente como parece.

Como se pode ver na Mostra Daniel MacIvor, que se inicia dia 14 em São Paulo, a obra de MacIvor é um reflexo desta impressão. Ele escreve peças como se fossem quebra-cabeças, exigindo que seus espectadores repensem sobre o que estão vendo a cada cena apresentada.

"Eu quero manter a audiência comprometida e desperta. Quero que ela trabalhe também e reveja suas expectativas a todo momento", diz ele à Folha.

Para MacIvor, o tempo é relativo. Real é a experiência. "Minhas peças mostram que o tempo vivido no teatro é o único percebido como verdadeiro. O agora é quando? Talvez agora e depois sejam a mesma coisa", sugere.

O diretor Enrique Diaz apresentou a escrita original de MacIvor no país em 2009, com "In On It", peça cuja estrutura combina três níveis diferentes de realidades cênicas: real, passado e ficção.

O espetáculo integra a mostra com outros dois textos do autor de estruturas similares, encenados por Diaz: "A Primeira Vista", peça protagonizada por Mariana Lima e Drica Moraes, que apresenta recortes de diferentes épocas do relacionamento de duas mulheres, e "Monster".

Esta última é um solo no qual o protagonista se transforma em um alcoólatra e um filho que trancou o pai num porão, entre diversos outros personagens. "'Monster' fala sobre a natureza do mal e os monstros de todos nós: nosso ego", relata MacIvor.

Diaz define a peça como o "lado B" de "In On It" e "A Primeira Vista". "As duas se irmanam ao retratarem o ser humano com uma espécie de boa vontade. 'Monster' é o oposto disso", diz Diaz, que elegeu a obra para ser seu primeiro solo como ator.

Na mostra, "Monster" é encenado como um trabalho em construção. A estreia da peça será em 2013.

MacIvor confessa que pensa como um arquiteto, atividade pela qual se interesseadesde menino.

"A estrutura formal da obra do Daniel é bastante elaborada. Ao mesmo tempo em que ele mostra um virtuosismo, preza pela comunicabilidade. Suas peças têm tanto o lado racional como o emocional", explica Diaz.

De alguma forma, as três peças buscam sublinhar a multiplicidade do ser humano. "O homem não possui uma personalidade, mas muitas. Cada um de nós é um rio se movendo pelo mundo", acredita o autor.

MOSTRA DANIEL MACIVOR
QUANDO 14/7 e 15/7, "A Primeira Vista "; 20/7 a 29/7, "In On It"; 3/8 a 5/8, "Monster"
ONDE Teatro Alfredo Mesquita (av. Santos Dumont, 1770, tel. 0/xx/11/2221-3657)
QUANTO R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.