Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teia elástica

"O Espetacular Homem-Aranha" tenta renovar a franquia ao investir em drama teen

Divulgação
O herói (Andrew Garfield) caça o vilão Lagarto pelas ruas de Nova York
O herói (Andrew Garfield) caça o vilão Lagarto pelas ruas de Nova York

RODRIGO SALEM
ENVIADO ESPECIAL A CANCÚN

Apesar das regras hollywoodianas serem guiadas por uma força motriz principal -dinheiro, claro-, certas regras pareciam intocáveis. Uma delas diz respeito a refilmagens. Havia um respeito em relação a séries cinematográficas de sucesso.

"Batman Begins" (2005) veio oito anos depois do risível "Batman & Robin" (1997). Um novo "Mad Max" chegará aos cinemas quase 30 anos após o término da saga protagonizada por Mel Gibson.

"O Espetacular Homem-Aranha" quebrou o tabu: volta às origens do personagem apenas dez anos após a estreia da franquia e cinco anos depois de "Homem-Aranha 3", que gerou as piores críticas à trilogia de Sam Raimi.

Não seria cedo? "Olha, Harry Potter tem apenas sete livros, o Homem-Aranha tem 50 anos de histórias, algumas delas circulando com diferentes versões do herói ao mesmo tempo", defende-se o diretor Marc Webb, que só tem o hit romântico "(500) Dias Com Ela" no currículo.

"Marc não foi contratado apenas por causa do sobrenome", brinca o produtor Avi Arad, referindo-se ao trocadilho com "web", teia em inglês. "Queríamos alguém que entendesse o que é ser jovem, desse um coração ao Homem-Aranha e fosse ponto de partida para um novo herói."

A ideia funcionou. A atração de "O Espetacular Homem-Aranha" não é o mascarado uniformizado, mas o garoto por baixo do disfarce.

O longa investe na procura de Peter Parker (Andrew Garfield, a melhor coisa do filme), identidade secreta do herói, pela figura do pai, morto em um acidente que pode estar relacionado aos eventos que criam o Aranha. É a mudança mais radical em relação à origem nas HQs.

Parker ainda é um estudante do colegial criado pelos tios. Ainda é picado por uma aranha (alterada geneticamente). Ainda ganha poderes. Mas, ao contrário dos longas de Raimi, não há pressa em torná-lo um adulto.

"O Espetacular Homem-Aranha" é, basicamente, um drama adolescente sobre um garoto que precisa lidar com um vilão íntimo dos pais (o Lagarto, vivido por Rhys Ifans) e com a primeira grande paixão.

"Gwen Stacy vê o namorado correr perigo todos os dias, assim como seu pai, um policial. Mas ela não é uma dama em perigo", explica a atriz Emma Stone sobre a garota que é o amor do herói quando menor. "Ela é uma personagem bastante trágica."

O jornalista viajou a convite da Sony

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.