Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica ação

Banal, thriller 'Headhunters' confunde excesso com estilo

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", o cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard provocou: "A Hollywood dos anos 1930 a 1950 podia fazer filmes que ninguém mais conseguia. Hoje, até os noruegueses podem fazer filmes tão ruins quanto os americanos".

É improvável que o recluso cineasta tenha se dado ao trabalho de assistir a "Headhunters", mas sua "boutade" cai como uma luva nessa coprodução Noruega-Alemanha, baseada em best-seller de Jo Nesbo e dirigida por Morten Tyldum.

Apesar de se filiar à recente onda de literatura de suspense nórdica, o filme parece ter como pretensão emular o thriller hollywoodiano.

Não se trata apenas de seguir as regras do suspense. Mas de apostar todas as fichas em um modismo associado a esse gênero: a crença de que, quanto mais complicada a trama, melhor o filme.

Nesse sentido, "Headhunters" está próximo de filmes como "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes" (1998), de Guy Ritchie, e "Amnésia" (2000), de Christopher Nolan.

Na trama do filme norueguês, um headhunter (Aksel Hennie) com complexo de inferioridade por sua baixa estatura mantém seu elevado padrão de vida e sua espetacular mulher (Synnove Macody Lund) roubando obras de arte valiosas nas horas vagas.

Certo dia, ele decide furtar um quadro de Rubens de um executivo holandês (Nikolaj Coster-Waldau), sem saber que se trata de um mercenário que se aproximou dele por razões escusas.

Tyldum conduz a narrativa e dirige os atores com competência, mas confunde esperteza com inteligência, excesso com estilo.

Talvez seja exagero dizer que o diretor fez um filme tão ruim quanto os americanos, mas o fato é que conseguiu igualar-se a eles em banalidade. Ou seja, em breve ele deverá receber um convite para dirigir sua primeira produção em Hollywood.

HEADHUNTERS
DIREÇÃO Morten Tyldum
PRODUÇÃO Noruega, 2011
ONDE Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca e Espaço Unibanco Pompeia
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.