Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Versátil ator norte-americano, Ernest Borgnine morre aos 95

Vencedor do Oscar em 1955 ('Marty'), ele conquistou outros prêmios, como o Globo de Ouro

Famoso por seus personagens maus, ele também deu voz ao Homem Sereia, do desenho "Bob Esponja"

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ator Ernest Borgnine morreu ontem, aos 95 anos, em Los Angeles, em decorrência de uma insuficiência renal. Ele estava internado no centro médico Cedars-Sinai.

Conhecido por seus papéis como vilão, Borgnine ganhou o Oscar de melhor ator em 1955, como Marty Piletti, no filme "Marty", derrotando Frank Sinatra, James Dean, Spencer Tracy e James Cagney. O longa foi dirigido por Delbert Mann, que também conquistou a estatueta de melhor direção.

Além do Oscar, o papel em "Marty" rendeu a Borgnine um Globo de Ouro e prêmios concedidos pelo New York Films Critics Circle, pelo National Board of Review e pela British Academy of Film and Television Arts.

Nascido em 24 de janeiro de 1917, em Connecticut, filho de imigrantes italianos, Borgnine estudou na Randall Scholl of Drama, em

Hartford, mudando-se posteriormente para Virginia, onde fez parte do Barter Theater, em Abingdon.

Em 1949, despontou na Broadway no papel de um enfermeiro, em "Harvey".

Sua primeira atuação marcante no cinema aconteceu aos 37 anos, no filme "A Um Passo da Eternidade" (1953), no qual deu vida ao personagem "Fatso" Judson.

Nos anos 1960, ganhou ainda mais projeção com o seriado da ABC, "McHale's Navy", de 1962 a 1966, no papel irreverente de um marinheiro, sendo por ele indicado ao Emmy.

Borgnine também ficou conhecido por papéis militares. As escolhas de diretores ao darem este tipo de papel para ele não eram fortuitas: afinal, Borgnine havia servido à Marinha por dez anos, além de ter participado da Segunda Guerra Mundial.

Ele também obteve projeção com filmes como "Conspiração do Silêncio" e "Os Doze Condenados", o qual ganhou três sequências para a televisão. Além disso, atuou em diversos gêneros, de comédias, como "Spike of Bensonhurst", a westerns, como "Bad Day at Black Rock".

Em 1999, passou a dar voz ao Homem Sereia, do desenho "Bob Esponja".

Seu trabalho mais recente foi "The Man Who Shook the Hand of Vicente Fernandez" (2012), no qual deu vida a Rex Page. Ele teve cinco mulheres e deixa quatro filhos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.