Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Peças revisitam técnicas de Grotowski

Montagens apresentadas no festival de Rio Preto usam exercícios concebidos pelo polonês, que influenciou diretores brasileiros

Em "The Living Room", público é instado a levar bebidas e petiscos para uma espécie de cerimônia ritualística

ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)

Quem comprou ingresso para assistir, no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT), ao espetáculo "The Living Room" recebeu, com o tíquete, a orientação: o espectador poderia levar consigo qualquer espécie de bebida ou petisco.

Anteontem, havia gente na fila do festival portando saquinhos de amendoim e pacotes de bolacha.

Resultado de um processo de pesquisa do Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, o trabalho é sempre apresentado em uma sala de estar cenográfica, com sofás, almofadas e cadeiras formando um círculo único, com um tapete ao centro.

Os petiscos são colocados em louças ao lado de garrafas com cafés e chás. E o espetáculo se inicia sem a tradicional terceira campainha.

Seis atores (três homens e três mulheres) conduzem ali uma espécie de cerimônia. Ocupam não apenas o centro da sala, mas também o seu entorno, declamando em inglês textos que remetem a forças da natureza.

As seis vozes se entrelaçam organicamente, percorrendo ainda uma seleção de canções africanas e caribenhas que fazem parte de rituais artísticos de origem tribal.

O trabalho dá prosseguimento à pesquisa desenvolvida pelo polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) no centro que criou na Itália nos anos 1980, em um momento em que sua metodologia já era estudada nas principais escolas de teatro do mundo.

O próprio diretor já havia levado à Universidade Columbia seus exercícios -físicos, respiratórios e vocais- capazes de potencializar o trabalho do intérprete.

"Em Busca de um Teatro Pobre" (1968), que advoga pela ausência de cenários, figurinos e objetos de cena, é uma de suas obras mais estudadas, inclusive por grandes diretores brasileiros.

PASSAGEM DE BASTÃO

Após a sua morte, o americano Thomas Richards passou a comandar o centro, e é dele a direção de "The Living Room". O espetáculo será encenado novamente hoje, às 19h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, na programação do FIT. Os ingressos já estão esgotados.

Richards diz que as pesquisas do grupo não estacionaram com a morte de Grotowski. "Este espetáculo é bastante diferente do que fazíamos no passado", afirma, citando outros espetáculos apresentados pelo Open Program neste FIT: "I Am America" e "Eletric Party Songs", dirigidos por Mario Biagini.

A principal mudança, aponta Richards, reside na relação intérprete-espectador. "Deixamos agora a energia de outras pessoas penetrar na nossa experiência." (GUSTAVO FIORATTI)

FIT
QUANDO até sábado
ONDE São José do Rio Preto, no interior de São Paulo
PROGRAMAÇÃO confira em www.festivalriopreto.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.