Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica drama

Peça suaviza imbróglio amoroso com simplicidade e bom humor

LUIZ FERNANDO RAMOS
CRÍTICO DA FOLHA

O doce impacto da ternura. "A Garota do Adeus" é produção despretensiosa, que diverte a partir de uma história singela. Sua vitória é encenar, como teatro, um roteiro originalmente escrito para o cinema.

O autor, Neil Simon, talvez o mais bem sucedido e premiado dramaturgo norte-americano vivo, conta, no filme de 1977, a história de um ator que chega a Nova York para trabalhar em uma montagem de "Ricardo III", de Shakespeare.

Na aventura teatral lhe é solicitado criar um Ricardo homossexual, mas esse é só o pano de fundo para o envolvimento que terá com uma bailarina e sua filha de dez anos, com quem divide um apartamento.

O diretor Elias Andreato enfrenta a dificuldade de recriar, na situação presencial de um palco estático, o que a narrativa cinematográfica realiza naturalmente, com grande mobilidade e muitas variações de planos.

Para isso, serve-se da tarimba do cenógrafo José Dias, que cria um espaço cênico bem vazado, por onde os personagens conseguem transitar com facilidade.

Em sua tradução, Edson Fieschi, que é também o ator protagonista, preocupa-se, de forma um tanto forçada, em adaptar a trama ao contexto teatral brasileiro, situando as ações em São Paulo. A tentativa, desnecessária, torna tudo menos verossímil.

Gabriela Duarte, como a moça traumatizada com o abandono de seguidos namorados, ajusta-se à perfeição ao tom de comédia romântica que o texto exige.

Mas quem realmente se sobressai é a menina Julia Gomes, uma verdadeira revelação no papel da espertíssima filha da bailarina.

Outro destaque é Nilton Bicudo, como o diretor da esdrúxula montagem. Sem abusar de trejeitos, constrói o ridículo de seu personagem com sutileza.

"A Garota do Adeus", suave imbróglio amoroso, alcança seu terno objetivo com simplicidade e bom humor.

A GAROTA DO ADEUS
QUANDO sex., às 21h30; sáb., às 21h; dom., às 18h; até 5/8
ONDE teatro Renaissance (al. Santos, 2.233, Cerqueira Cesar; tel. 0/xx/11/4003-1212)
QUANTO de R$ 70 a R$ 80
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.