Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

File exibe games, apps, instalações e animações

DE SÃO PAULO

A despeito das dificuldades para artistas do meio se inserirem no circuito de museus e galerias, a produção de arte digital segue intensa.

"Recebemos mais de mil propostas de projetos. Só de instalações, foram 800. Não posso mostrar todas por falta de espaço, mas tenho o suficiente para montar mais três exposições", conta Paula Perissinotto, cofundadora e organizadora do File.

Entre as tendências da área que aparecem na 13ª edição do evento, Perissinotto destaca trabalhos explorando sonoridade interativa, "mapping" (projeção de vídeo em 3D que dialoga com a arquitetura) e criações utilizando aplicativos para tablets.

Além de instalações como "Paradoxal Sleep", do canadense Nicolas Reeves, um cubo flutuante que reage aos estímulos sonoros da audiência, há mais de 300 animações, mesas-redondas, workshops e performances audiovisuais (o programa está em www.filefestival.org).

Parte das animações será exibida nos dias 21 e 22/7, no Museu da Imagem e do Som, espaço que mantém um laboratório para pesquisa e já teve uma programação dedicada à arte digital na gestão de Daniela Bousso (2008 a 2011) -esvaziada quando André Sturm assumiu a direção.

"O MIS era estritamente dedicado às mídias digitais. Eram boas mostras, mas recebiam pouco público. Era muito dinheiro para pouca repercussão", explica Sturm.

FILE

QUANDO seg., das 11h às 20h; ter. a sáb., das 10h às 20h; dom., das 10h às 19h. Até 19/8

ONDE Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313, tel. 0/XX/11/3146-7405)

QUANTO grátis

EMOÇÃO ART.FICIAL

QUANDO ter. a sex., das 9h às 20h; sáb. e dom., das 11h às 20h. Até 29/7

ONDE Instituto Itaú Cultural (av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 0/XX/11/2168-1776)

QUANDO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.