Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coletivo teatral convida para revolução

Grupo britânico-alemão Gob Squad monta performance "Revolution Now!" hoje e amanhã na Mostra Sesc de Artes

Conhecidos no país pelo espetáculo "Super Night Shot", artistas agora convocam o público a se insurgir

MARCIO AQUILES

Reconhecido como um dos mais ousados grupos de teatro na Europa, o coletivo britânico-alemão Gob Squad encarna com perfeição o conceito de teatro pós-dramático.

O espetáculo "Revolution Now!", que encenam hoje e amanhã na Mostra Sesc de Artes, resume as idiossincrasias do estilo teatral e do grupo: subversão do espaço cênico tradicional, negação do personagem, criação por processo colaborativo e intensa utilização de audiovisual.

"Somos um coletivo em que não há diretores. Não sentimos pressão de sermos sempre inovadores, as performances vão surgindo pela experimentação e troca de ideias", afirma o performer Simon Will.

Além de Will, estão em cena a performer Sharon Smith, a musicista Masha Qrella e mais dois atores brasileiros, Rodrigo Nogueira e Cristiana Ceschi, que já integraram a trupe em "Super Night Shot", performance representada diversas vezes no país.

"Revolution Now!" é uma apresentação que incita ao início de uma revolução. Providos de câmeras que transmitem as imagens dentro e fora do teatro, os performers entoam canções de protesto com suas guitarras e convocam o público a participar.

"Em dado momento, eu e Simon saímos do teatro para buscar uma pessoa na rua, representando o povo. Dizemos que começamos uma revolução e que ninguém sairá do teatro até que ela entre e se junte a nós", conta Ceschi.

Segundo Will, a percepção dos espectadores varia bastante de acordo com cada país onde se apresentam.

"Começamos em 2007, bem antes da Primavera Árabe ou do 'Ocupe Wall Street'. As pessoas projetam suas situações locais. Na Itália, a vontade de mudança por causa do Berlusconi. Na Alemanha, metade da população passou por mudanças drásticas de regime e assim por diante."

Como metáfora final, a rua do Sesc Pinheiros em obras "será inevitavelmente cenário da performance", diz Will.

REVOLUTION NOW!

QUANDO hoje e amanhã, às 21h

ONDE Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11/3095-9400)

QUANTO R$ 6 a R$ 24

CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.