Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

Boa estrutura alivia linguagem imatura de jovem escritora

Livro premiado de Luisa Geisler, 21, tem roupagem arrojada, mas peca pela artificialidade de personagens

NOEMI JAFFE
ESPECIAL PARA A FOLHA

O mais interessante, no romance "Quiçá", de Luisa Geisler, vencedora de dois Prêmios Sesc -um por este livro, outro por uma reunião de contos- e selecionada pela revista "Granta", tudo aos 21 anos, é sua estrutura.

A trama sobre Clarissa, uma menina precoce de 11 anos, negligenciada pelos pais "workaholics" e seu primo Arthur, que tentou o suicídio e que passa com ela uma temporada de um ano, é entremeada por capítulos curtos sobre os mais disparatados temas, como "ménage à trois", pena de morte, apedrejamento de mulheres e citações de outros autores.

Além disso, nos próprios capítulos em que se conta a narrativa, há uma dupla temporalidade: parte dela ocorre num almoço familiar de Natal e a outra, a principal, nos encontros e desencontros entre Clarissa e Arthur.

As passagens de um tempo a outro ocorrem de forma imperceptível, fazendo com que um desemboque sutilmente no outro, o que provoca no leitor uma dúvida interessante sobre os diferentes papéis que os personagens exercem em cada ambiente.

O resultado é uma narrativa que alterna fragmentos e linearidade, num mosaico temporal e temático que se abre para questionamentos sobre a sociedade de consumo, a hipocrisia das relações familiares e a manutenção moralista de valores caducos.

Trata-se, sem dúvida, de um desafio ambicioso, de que a autora consegue dar conta com sucesso. Mas é nos meandros mais finos do romance que se revela, talvez, a imaturidade na realização de uma proposta tão arrojada.

Para criticar o consumismo excessivo da família que acolhe Arthur -e que procura compensar o descaso pela filha com a quantidade de objetos- a palavra "televisão" vem sempre acompanhada dos parênteses: (Full HD, conexão à internet, com 3D, 52 polegadas).

As falas dos personagens são invariavelmente seguidas pelos dispensáveis "ele disse", "ela disse", "ela sorria". Apela-se a sinônimos em sequência, como "infantilidade, primarismo e amadorismo"; um dos fragmentos é transcrito no original italiano, sem tradução.

Mas o maior problema do livro é que se estabelece uma distância entre o que os personagens diriam e o que o narrador os faz dizer, gerando artificialidade, em nome de uma crítica programática ao consumismo.

O livro surpreende pela boa realização da roupagem, mas tamanho desafio poderia ter recebido maior cuidado na costura.

NOEMI JAFFE é doutora em literatura brasileira pela USP e autora de "Quando Nada Está Acontecendo" (Martins)

QUIÇÁ
AUTORA Luisa Geisler
EDITORA Record
QUANTO R$ 39,90 (240 págs.)
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.