Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção revela o imaginário vivo do designer tunisiano Tom Dixon

Radicado na Inglaterra, artista tem parte de sua obra exposta no acervo permanente do MoMA

A inovação de suas peças impressionou observadores como o arquiteto italiano Giulio Cappellini

DE SÃO PAULO

Nascido na Tunísia, filho de mãe francesa e pai britânico, Tom Dixon vive e trabalha em Londres, onde lançou sua marca pessoal em 2001.

Após uma breve carreira de baixista do grupo Funkapolitan, Dixon se tornou um designer autodidata, produzindo peças que intrigaram observadores de talento, como o italiano Giulio Cappellini.

De sua imaginação incomum, nasceram algumas das peças reunidas no 12º volume da Coleção Folha Grandes Designers, que chega às bancas no dia 29/7.

Sem planejar os objetos que criava, o tunisiano traçou uma carreira que direcionava suas criações por caminhos pouco convencionais.

"Não queria ser um designer. Queria me tornar um pop star", revelou Dixon.

Composta por fios trançados de borracha reciclada e câmaras de ar, sua cadeira Fresh Fat Plastic, de 2001, tornou-se um ícone do design e se encontra em exibição no MoMA, em Nova York. Outros projetos famosos surgiram na mesma época, como a Bird Rocking Chair e a Pylon Table.

De elevado instinto comercial, Dixon se interessou não apenas por desenhar novas peças, mas principalmente por colocar em prática um sistema de produção em larga escala, que suprisse a demanda de seus clientes.

Sua marca lança novas coleções anualmente, utilizando os palcos das grandes feiras internacionais do design e da decoração em Milão, Nova York e Londres.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.