Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vanessa vê TV

VANESSA BARBARA vanessa.barbara@uol.com.br

Mais matéria, menos arte

"Som e Fúria" foi uma das melhores coisas que a Rede Globo já produziu, embora tenha sido breve. Veiculada em julho de 2009, a minissérie contou com 12 capítulos sob a direção geral de Fernando Meirelles.

Foi dele a ideia de adaptar a premiada série canadense "Slings and Arrows" [pedras e flechas, expressão retirada do monólogo "Ser ou Não Ser", de "Hamlet"]. A obscura comédia dramática mostra os bastidores de uma companhia de teatro especializada em Shakespeare conforme ela tem de lidar com a morte de seu diretor, atropelado por um caminhão de presunto.

A versão brasileira é praticamente uma cópia fiel do original, sobretudo no que se refere ao ótimo roteiro, escrito por Susan Coyne (dramaturga), Bob Martin (comediante) e Mark McKinney (ex-integrante do grupo cômico The Kids in the Hall, da série de TV homônima). A belíssima trilha sonora é reaproveitada, bem como os personagens, que sofrem leves alterações.

Mas há, na remontagem global, destaques impressionantes que por vezes superam a matriz canadense: a protagonista Andréa Beltrão atua de forma excepcional, bem à altura de seu parceiro de cena, Felipe Camargo. O núcleo jovem da trama, Maria Flor e Daniel de Oliveira, também surpreende.

Outro ponto alto é a versão em samba de uma das sátiras a Shakespeare, composta por Wandi Doratiotto e interpretada numa roda de boteco. "Pega leve, Hamlet, e sai dessa deprê", diz a letra, pedindo para o príncipe relevar os atos do tio Cláudio: "Matar seu pai, pegar sua mãe/ Não foi legal/ Mas isso não é motivo pra tamanho baixo astral".

(O músico, vocalista do grupo Premê e apresentador do "Bem Brasil", da TV Cultura, figura em dois dos meus filmes brasileiros favoritos, "Sábado" e "Boleiros", ou seja, deve dar sorte.)

Cecília Homem de Melo foi outra revelação no papel da secretária, com seu tom de voz fraco, inseguro e de interjeições antiquadas. Algumas das falas do personagem de Antônio Fragoso, um diretor afetado e pernóstico que salpica expressões em inglês, são bons exemplos de um texto confiado a mãos competentes.

Ainda assim, a série alcançou uma decepcionante média de 19 pontos de audiência (menos do que "Toma Lá Dá Cá", sua predecessora) e não foi renovada. Passava às 23h, com grande atraso nos dias de futebol.

Resignada, a produtora O2 anunciou, no mês passado, a volta de "Som & Fúria" -só que nos cinemas.

Fraqueza, teu nome é televisão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.