Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gaúcho desenha novas histórias em quadrinhos do herói Batman

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

A piada de que gaúcho está em tudo quanto é canto ganhou reforço nas páginas de "Batman". Agora, eles estão inclusive em Gotham City, a cidade do homem-morcego.

Nascido em Porto Alegre, o artista Rafael Albuquerque, 30, desenhou as quatro edições mais recentes da revista do "Batman", do volume oito ao 11, como artista convidado para as histórias paralelas do gibi do super-herói.

O trabalho dele faz parte do arco "Night of the Owls" ("noite das corujas"), uma das grandes apostas da editora DC para este ano.

A colaboração de Albuquerque para a mitologia do homem-morcego deve continuar pelo menos até 2013.

Está previsto para o ano que vem um grande projeto -ainda sem detalhes- envolvendo o Batman, com a participação de Albuquerque.

O artista brasileiro Rafael Grampá também deve contribuir para o gibi, provavelmente uma antologia.

Ele é nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, reforçando a tese da invasão dos gaúchos em Gotham City.

Albuquerque prepara, também, um projeto digital com o homem-morcego, previsto para este semestre.

ADAPTAÇÃO

Traçar um personagem "mainstream" das HQs americanas é um feito que Albuquerque divide com uma geração de poucos e bem cotados brasileiros.

O paulistano Ivan Reis desenhou o Lanterna Verde. O paraense Eddy Barrows, o Super-Homem.

O gênero dos super-heróis tende a admitir menos variação no traço, por conta da tradição estabelecida pelos desenhistas anteriores. Mas Albuquerque se destaca com um desenho mais autoral.

"A cada projeto, tento mudar meu estilo para me adaptar à história", diz Albuquerque à Folha. "Mudo a técnica de pintura, os quadros."

TRAÇO 'SUJÃO'

Um exemplo da estratégia é a participação de Albuquerque nas histórias do Besouro Azul, super-herói cujo traço ele ajudou a modernizar.

Premiado pela série "American Vampire", o artista diz ter carregado um pouco dessa história sombria para a revistinha do Batman -OK, em que já não faltavam sombras.

"Eu tentei fazer trazer um estilo mais 'sujão' para essa saga. As pessoas não esperavam isso", afirma o artista.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.