Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folha lança coleção grandes vozes

A partir do próximo domingo, coletânea traz, em 25 volumes, os mais aclamados cantores da música do século 20, como Frank Sinatra, Carlos Gardel, Billie Holiday e Orlando Silva

DE SÃO PAULO

De Frank Sinatra a Dalva de Oliveira, passando por Edith Piaf e Carlos Gardel.

Marcada pela multiplicidade de ritmos e estilos musicais, a Coleção Folha Grandes Vozes leva às bancas, a partir do próximo domingo, 5/8, uma seleção de alguns dos cantores que embalaram o século 20.

Os dois primeiros discos, a serem lançados simultaneamente, já servem como indicativo da proposta da coleção: reúnem a elegância de Frank Sinatra e o romantismo de Charles Aznavour.

O volume dedicado a Sinatra reproduz as faixas de um famoso disco do artista, "Ring-a-Ding Ding".

Lançado originalmente em 1961, o álbum destaca interpretações de Sinatra de joias da canção norte-americana, como "Let's Fall in Love", composta por Arlen & Koehler, "In the Still of the Night", de Cole Porter, e "Let's Face the Music and Dance", escrita por Irving Berlin.

Ao todo, serão lançados 25 volumes, constituídos por um livro de bolso com a biografia do cantor e um disco reunindo as músicas mais representativas da carreira de cada um dos artistas.

Os discos revivem as trajetórias pessoais e os sucessos de renomados intérpretes de samba, jazz, tango, fado, blues, da canção francesa e de canções românticas, muitas imortalizadas em musicais da Broadway e em filmes clássicos de Hollywood.

HISTÓRIA CANTADA

Cada edição relembra episódios da vida pessoal e da trajetória profissional do cantor da vez, além das influências musicais que ajudaram a compor sua obra.

Grande parte do repertório dos discos é formada por compilações de sucessos desses intérpretes, extraídos de álbuns míticos lançados anteriormente por eles.

É o caso do volume dedicado à diva afro-americana Nina Simone, que destaca seus maiores sucessos, como "I Put a Spell on You", "My

Baby Just Cares For Me" e "Mississipi Godham", entre outros.

No álbum que celebra a trajetória de Sarah Vaughan, há interpretações de grandes canções do jazz e do blues, como "Misty", "Lover Man" e "Send in the Clowns".

Imortalizado como exímio dançarino e ator de cinema, o bailarino Fred Astaire exibe sua elegância vocal ao cantar clássicos como "Night and Day" (Cole Porter), "Cheek to Cheek" (Berlin) e "Dancing in the Dark" (Schwartz e Dietz), em gravações de 1952.

Já o álbum que homenageia a cantora portuguesa Amália Rodrigues é constituído a partir do disco"Amália no Olympia", gravado ao vivo, em 1957, na famosa casa de espetáculos de Paris.

A coletânea inclui, ainda, gravações inéditas no Brasil, como as da cantora norte-americana Etta James, precursora do R&B, registradas ao vivo em concertos no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, durante as décadas de 1970 e 1990.

Trata-se, portanto, de um conjunto que passeia pela vida e obra de grandes artistas, que com sua sensibilidade e talento ajudaram a redefinir a história da música.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.