Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teatro

Festival traz a SP peças de Recife e Curitiba

Palco Giratório, que começa hoje, faz 23 montagens circularem por unidades do Sesc de 122 cidades do país

"Oxigênio", texto russo encenado pela Cia. Brasileira de Teatro, de Curitiba, é destaque da programação

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O festival Palco Giratório começou sua história há 15 anos como um programa de circulação de espetáculos pelo Nordeste. Com o passar do tempo, transformou-se num relevante projeto de difusão de artes cênicas no país.

Em 2012, o evento faz circular 23 obras durante quase nove meses por unidades do Sesc de 122 cidades.

Segundo o curador Sergio Luis Venetti, a programação paulista, que se inicia hoje, abre espaço para grupos de fora do eixo Rio-SP, que normalmente teriam dificuldade em se apresentar na cidade.

Um exemplo é a trupe recifense Ensaia Aqui e Acolá, que encena a comédia "O Amor de Clotilde". A montagem foi apontada por público e crítica como a melhor do festival pernambucano Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2011.

Duas produções de Curitiba se destacam no evento: "Oxigênio", peça da aclamada Companhia Brasileira de Teatro escrita por Ivan Viripaev, jovem autor de destaque da dramaturgia russa.

Já "Roteiro Escrito com A Pena da Galhofa e a Tinta do Inconformismo", da Pausa Companhia de Teatro, tem criação do autor e diretor Fernando Kinas a partir de textos de Machado de Assis.

Ambas apresentam no palco textos não dramáticos (ou seja, sem enredo e personagens totalmente delineados). Com versos e pausas, o de Viripaev parece uma partitura. O plano musical se intercala com outros dois: o da fábula, em que o personagem Sacha mata sua mulher para encontrar oxigênio, e o dos atores -Patrícia Kamis e Rodrigo Bolzan cantam, dançam e brigam enquanto contam a história de Sacha.

"A questão da violência fica num primeiro plano do texto. Sua grande pergunta é: como é possível falar e refletir sobre as coisas no momento presente, em cena, com a irregularidade do pensamento, suas contradições, dúvidas e equívocos?", diz o diretor Marcio Abreu.

"Roteiro Escrito..." costura intervenções, sobre contos de Machado de Assis, de Rodrigo Ferrarini, Pablito Kucarz e outros três atores que assinam a direção coletivamente. "A peça é uma discussão sobre o Brasil e trabalha com a noção do jogo como sinônimo de prazer e forma de descoberta ou aprendizagem", explica Kinas.

A programação completa do Palco Giratório está no site sescsp.org.br.

PALCO GIRATÓRIO
QUANDO até 26/8
ONDE em várias unidades do Sesc da cidade de São Paulo
QUANTO até R$ 8
CLASSIFICAÇÃO variada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.