Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festival apresenta panorama diverso do cinema asiático

Seleção contempla filmes clássicos e títulos inéditos no Brasil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Houve um tempo em que as salas de cinema do bairro da Liberdade, em São Paulo, eram ponto de encontro de cinéfilos brasileiros em busca do melhor da produção asiática. Entre os frequentadores do circuito estava o cineasta Carlos Reichenbach.

A memória do diretor, morto em junho passado, e as referências de seu convívio com a cinematografia oriental se encontram a partir de hoje no 1º Festival de Cinema e Cultura Asiática, que acontece até o dia 9/8, em São Paulo.

Ao todo, serão exibidos 32 filmes, contemplando diferentes fases da produção cinematográfica de países tão diversos como Japão, China, Mongólia e Mianmar -na abertura, o cambojano "O Sono Dourado".

Entre os inéditos, há "11 Flores", do chinês Wang Xiaoshuai, de "Sonhos de Pequim". O documentário "Zona de Ninguém" mostra o desastre da usina nuclear de Fukushima, no Japão.

Já em "De Volta à Birmânia", um grupo de exilados retorna ao atual Mianmar para participar da primeira eleição presidencial após décadas de ditadura no país.

A seleção reúne ainda clássicos da cinematografia japonesa em produções de Kenji Mizoguchi, Masaki Kobayashi e Akira Kurosawa.

A curadoria do festival é do indonésio John Badalu. Produtor e crítico de cinema, ele vem a São Paulo falar sobre o panorama do cinema contemporâneo do Sudeste Asiático em uma palestra aberta que acontece no dia 7/8, na Cinemateca Brasileira (lgo. Senador Raul Cardoso, 207, tel. 0/xx/11/3512-6111), às 20h45. (DOUGLAS GAVRAS)

1º FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA ASIÁTICA
QUANDO de hoje a 9/8
ONDE Cine Olido, Cinemateca Brasileira e Cine Livraria Cultura
QUANTO preços variados (mais informações: www.trafficfestival.com.br)
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.