Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festival exibe filme sobre fim do LCD Soundsystem

Banda fez o seu show de despedida, no auge da carreira, em abril de 2011

Filmagens tiveram direção de dupla inglesa responsável por documentário sobre a turnê de volta do Blur

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

O evento é quase tão importante quanto se a própria banda estivesse vindo tocar no Brasil.

É hoje a exibição única do filme "Shut Up and Play the Hits", documentário que mostra as 48 horas que envolveram o show de despedida do LCD Soundsystem, seminal grupo americano indie-dance que acabou em abril do ano passado, após um representativo concerto apelidado de "funeral alegre" no imponente Madison Square Garden, em Nova York.

"Shut Up and Play the Hits" é um dos destaques da programação do Creators Project, festival de arte e tecnologia que acontece hoje e amanhã no Moinho Eventos, na zona leste de SP.

Cerca de 8.000 ingressos estavam disponíveis para o festival, mas já se esgotaram. No site do evento de São Paulo, thecreatorsproject.com/pt-br, você pode ver a programação completa, além dos destaques acima.

O filme do LCD Soundsystem será exibido às 19h para uma lotação de no máximo 3.000 pessoas, a capacidade da área de shows do lugar.

FIM NO AUGE

A obra foi dirigida pela dupla de cineastas britânica Dylan Southern e Will Lovelace, que fizeram em 2009 o documentário "No Distance Left to Run", sobre a reunião e turnê da banda inglesa Blur.

Selecionado para o festival de Sundance, "Shut Up" passou no South by Southwest, ganhou exibição única e simultânea em mais de cem cinemas nos EUA em julho e sai em DVD em outubro. Ele traz cenas do show em Nova York, mas também segue o líder James Murphy pela cidade horas antes do derradeiro concerto e no dia seguinte.

Além de ser todo pontuado por uma entrevista que o músico deu ao escritor Chuck Klosterman.

"Não queríamos um documentário puro e simples, desses que contam toda a história da banda desde sua formação. Buscamos captar esse aspecto triste/alegre de um grupo acabando sem brigas, no palco, tocando para os seus fãs num lugar tão significativo quanto o Madison Square Garden", disse à Folha, em entrevista por telefone, o diretor Will Lovelace, de Londres, onde vive.

"Depois de ter feito o filme do Blur, não estávamos certos de fazer outras produções sobre bandas. Mas um amigo em comum nos apresentou ao James assim que ele anunciou o fim da banda. Ficamos fascinados com a ideia de acabar no auge e decidimos filmar o último show", afirmou Dylan Southern, que também participou da conversa.

"Mais do que a banda em si, a gente gosta de contar histórias. E nos pareceu que registrar a despedida repentina de uma banda que inspirou tantos na música atual seria algo que precisávamos fazer como fãs e principalmente como cineastas", justificou Lovelace.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.