Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Folhateen

Último a saber

Robert Pattinson, o galã de "Crepúsculo", não está só: adolescentes enfrentam traição e sofrem com ela

MILLOS KAISER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O namorado de Paula Brazão, 22, contou a ela que sairia com o pessoal do trabalho. Horas depois, o telefone só caía caixa postal. Ela resolveu esperá-lo em sua casa e, às 7h, ele chegou.

Pouco depois, Paula achou na carteira do namorado o recibo de um bar emitido naquela madrugada. O resto da história veio à tona quando ela checou o celular. "Mamis, estou com o Ricardo." A menina com quem ele tinha passado a noite usou o aparelho para dar notícias à mãe.

Ricardo e a "outra" começaram a namorar em seguida. Paula, enquanto isso, está em seu quarto namoro. Em todos os anteriores, foi traída. "É difícil se envolver com alguém depois de tudo isso. Meu namorado atual sofre com a minha desconfiança."

Robert Pattinson, o vampiro-ídolo da saga "Crepúsculo", provavelmente assinaria embaixo do que diz a jovem.

No final de julho, o ator -e o mundo- descobriu que seu par no filme e na vida real, Kristen Stewart, pulou a cerca com Rupert Sanders, diretor de "Branca de Neve e o Caçador", do qual ela é protagonista.

O caso dominou as páginas de fofoca lá fora e aqui, onde ele ganhou o apelido de "chifrúsculo". Na internet, fãs postaram vídeos maldizendo Stewart -um deles, que mostra a britânica Emma Clark aos prantos, foi visto por mais de 2 milhões de pessoas e acabou virando meme.

Pattinson não perdoou a traição e saiu da mansão que dividia com a namorada. Liberty Ross, esposa de Sanders e mãe de seus dois filhos, parece estar tocando sua vida independente do casamento.

A diferença entre as duas reações pode ter uma explicação. "O maior medo do homem é ser humilhado publicamente. Por outro lado, a mulher, infelizmente, está acostumada a ser traída. Não receia ser humilhada, mas, sim, não ser a única", acredita a antropóloga Mirian Goldenberg, autora de "Infiel - Notas de uma Antropóloga".

"AMOR LÍQUIDO"

Camila Celestrino, 19, estava namorando havia um ano, com direito a aliança de compromisso e tudo.

Quando sua avó morreu e ela teve de viajar para comparecer ao enterro. O namorado aproveitou a deixa e "ficou" com uma amiga.

"Depois de brigarmos muito, acabei perdoando. Ficamos enrolados mais um ano e descobri que ele começou a namorar outra menina enquanto estava comigo. O sacana tinha aliança com as duas!", lembra.

Adultério, óbvio, não é exclusividade do mundo adolescente. Mas, segundo o sexólogo Jairo Bouer, "quanto menor a idade, mais as relações são fluidas".

"Com a internet, os vínculos ficaram ainda mais frágeis. É fácil encontrar pessoas que nos interessam e começar uma relação. Ao mesmo tempo, a vigilância dos celulares e dos paparazzi ajudam a terminá-las", diz.

Quem acabou de viver uma situação como a de Paula, Pattinson e Camila deve, antes de tudo, respirar fundo.

"Deixe passar um tempo para esfriar a cabeça. Quando estiver pronto, converse com o parceiro em algum lugar público para evitar qualquer tragédia. Se nada adiantar, esqueça o (a) companheiro (a)" aconselha o psicólogo Antonio Carlos Amador Pereira, da PUC-SP.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.