Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fala de Coelho sobre 'Ulysses' repercute fora do Brasil

Em entrevista à Folha, autor disse que clássico fez mal à literatura, frase destacada no britânico "The Guardian" e nas redes sociais

DE SÃO PAULO

A entrevista do escritor Paulo Coelho, 64, à Folha, no último sábado (4), foi repercutida na internet entre leitores, editores literários e também no site do jornal britânico "The Guardian".

Em nota publicada ontem, o jornal destacou a sentença de Coelho sobre "Ulysses", livro do escritor irlandês James Joyce, de que a obra teria feito mal à literatura.

Para Coelho, "os autores hoje querem impressionar seus pares" e um dos culpados disso seria o livro do autor irlandês, considerado um marco literário pela modernidade do seu estilo.

"Um dos livros que fez esse mal à humanidade foi 'Ulysses' [clássico de James Joyce], que é só estilo. Não tem nada ali. Se você disseca 'Ulysses', dá um tuíte."

A jornalista Alison Flood, autora da reportagem, lembrou que Coelho não foi o primeiro, entre nomes consagrados, a desancar o clássico.

Antes dele, o crítico literário Roddy Doyle já havia dito que o livro necessitava de um bom editor que cortasse seus excessos, causando furor entre leitores.

No Twitter, a maioria dos leitores, entre eles editores da Penguin EUA e resenhistas como o americano Michael Orthofer, emitiu opinião discordante de Paulo Coelho.

Entre os adjetivos usados por leitores anônimos usados contra Coelho, "atrevido"foi o mais comum. A maioria pôs em perspectiva a obra do mago e o respeito alcançado pelo livro de Joyce.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.