Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teatro

Geração dos 30 anos é retratada em peça

Texto da premiada dramaturga inglesa Nina Raine ganha os palcos em montagem da Companhia Delas de Teatro

"Rabbit" tem direção de Eric Lenate, em encenação que introduz novas metáforas aos embates ideológicos

MARCIO AQUILES
DE SÃO PAULO

Um jogo de contrapostos. Assim funciona "Rabbit", peça da premiada dramaturga britânica Nina Raine que entra em cartaz amanhã no Teatro Eva Herz e tem pré-estreia hoje para convidados.

Na celebração de seu aniversário de 29 anos com amigas e ex-namorados, a protagonista Bella transforma a ausência do pai, internado com câncer, em presença constante em sua memória. Enquanto isso, os outros personagens discordam entre si em cada opinião emitida.

Este embate inexorável entre "gosto" ou "não gosto", "quente" ou "frio", "horário" ou "anti-horário", com os personagens desdizendo-se mutuamente com veemência, culmina com 625 verbalizações na palavra "não".

Para encarar este teatro repleto de complexidades dialógicas e nuances semânticas, a Companhia Delas de Teatro convidou o diretor Eric Lenate, 29, para a direção.

"Coloquei uma lente de aumento no que considerava o principal teor metafórico da peça, que é esta juventude que passa pulando pela vida. Levamos ao paroxismo esta sensação, exacerbando esta questão na montagem", diz.

Para concretizar os dramas enfrentados pela geração retratada na peça, Lenate transformou o restaurante do texto de Raine em uma balada temática na encenação. Os personagens estão dentro de uma piscina de bolinhas e a mesa é um gira-gira.

"Assim como eu, os atores têm em torno de 30 anos. Estão na 'pshysique' de seus papéis. Aproveitamos para falar um pouco de nós mesmos, da necessidade de emancipação, da adolescência tardia desta geração", diz Lenate.

"O interessante é que o cenário reforça esta volta à infância e também a dificuldade de virar adulto. E a piscina de bolinhas também traz a ideia de ficar atolado, desesperado para sair", diz a atriz Paula Weinfeld, 30, que divide o papel da protagonista com Julia Ianina, 29.

Ambas irão alternar-se na representação da protagonista Bella, cada uma incorporando o papel a cada noite de espetáculo.

TEATRO FEMININO

A Companhia Delas é formada apenas por atrizes. Para levar aos palcos "Rabbit", descoberta por Ianina quando pesquisava textos para encenar, convidaram os atores Nelson Baskerville, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam.

A dramaturga veio ao Brasil em junho e encantou-se com a concepção brasileira para seu texto.

"A montagem inglesa de 'Rabbit' foi bem naturalista. Nina Raine disse que acrescentamos mais uma camada de metáfora à peça", conta Ianina. Ótimo para o espectador brasileiro, que poderá assistir a uma versão que saltou aos olhos da premiada autora britânica.

RABBIT
QUANDO pré-estreia hoje para convidados, em cartaz qui. e sex., às 21h
ONDE Teatro Eva Herz (av. Paulista, 2.073; tel. 0/xx/11/3170-4059)
QUANTO de R$ 20 a R$ 40
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.