Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cantor e arranjador do MPB4, Magro morre aos 68 em SP

Músico fez o arranjo vocal de "Roda Viva", apresentado com Chico Buarque no festival da TV Record, em 1967

Em 1977, ele interpretou o Jumento no clássico álbum "Saltimbancos", ao lado de nomes como Miúcha e Nara Leão

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

Morreu ontem, aos 68 anos, o músico fluminense Antônio José Waghabi Filho -o Magro-, integrante e arranjador do quarteto MPB4.

Magro estava internado no hospital Santa Catarina, em SP. Desde 2002, ele lutava contra um câncer de próstata.

MPB4

As experiências musicais que resultariam no MPB4 começaram em Niterói (RJ), em 1962. O grupo ganharia esse nome só dois anos depois.

Batizado simplesmente de "MPB4", o primeiro álbum do grupo veio em 1966 e apoiava-se sobretudo no repertório de Chico Buarque -nome que norteou a carreira do grupo durante todo o tempo.

A partir de então, passaram a lançar discos quase anuais -rareando um pouco a partir dos anos 1990.

Os mais cultuados são "Deixa Estar" (1970), "De Palavra em Palavra" (1971) e "Cicatrizes" (1972), criados no período em que o grupo se tornou mais militante no embate conta a ditadura.

O talento de Magro como arranjador vocal ganhou repercussão nacional em 1967, quando ele criou a complexa trama que unia a voz de Chico Buarque às dos quatro meninos do MPB4 em "Roda Viva" (Chico Buarque), canção defendida pelos cinco no 3º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record.

Também é dele o arranjo vocal da gravação original de "Cálice" (Gilberto Gil/ Chico Buarque), cantado por Chico e Milton Nascimento no álbum "Chico Buarque" (1978).

Em 1977, aceitou o convite de Chico para interpretar -não apenas cantando, mas também interpretando- o Jumento no álbum "Saltimbancos", clássico instantâneo que alimenta até hoje o imaginário infantil.

Ali, Chico vertia para o português as canções do argentino Luis Enríquez Bacalov e do italiano Sergio Bardotti. Na versão nacional, Miúcha interpretou a Galinha, Nara Leão, a Gata, e Ruy, também do MPB4, fez o Cachorro.

Dedicado a boleros, "Contigo Aprendi", trabalho mais recente do MPB4, foi lançado em junho passado.

O corpo de Magro será cremado hoje, às 11h, no crematório da Vila Alpina (SP).

O músico deixa mulher e dois filhos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.