Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Suspense

Filme-truque se desenvolve de maneira esquemática para atrair espectadores

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Impressionante como o cinema atual é preso a fórmulas. Filmes tentam se destacar criando enredos implausíveis, como um truque para atrair o espectador.

Outro dia, estreou "Armadilha Mortal", um "thriller" de terror em que jovens ficam presos em um caixa eletrônico, à mercê de um assassino. O que vem depois?

"Tentação" é outro desses filmes-truque. Numa manhã, um gerente de hotel, Gavin (Charlie Hunnam) sobe no topo de um prédio e ameaça se jogar. Um policial, Hollis (Terrence Howard), especializado em prevenção de suicídios, chega para tentar convencê-lo a desistir.

"Ao meio-dia eu pulo", diz Gavin. "Se eu não me matar ao meio-dia, outra pessoa morrerá." Isso é dito com a gravidade de um grande drama, mas a coisa toda é tão ridícula e absurda que elimina qualquer interesse pela história.

A trama tem mistério, tensão sexual, indagações religiosas e traições (Gavin seduz a vizinha casada com um fanático religioso).

Mas o filme se desenvolve de uma maneira muito esquemática, com os diálogos entre o possível suicida e o policial se intercalando com "flashbacks" da vida de Gavin.

A TENTAÇÃO

DIRETOR Matthew Chapman
PRODUÇÃO EUA, 2011
ONDE Cinépolis Iguatemi e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.