Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

Grafite de novela das 7 vai à exposição

Ana Durães, artista que cria desenhos do personagem Rodinei em "Cheias de Charme", mostra trabalhos no Rio

Além do ator Jayme Matarazzo, mineira também trabalhou com Déborah Bloch em "Queridos Amigos"

MILLOS KAISER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os grafites e estênceis de Rodinei, o artista interpretado por Jayme Matarazzo na novela das sete "Cheias de Charme", da Globo, aparecem por parcos segundos no vídeo.

Na exposição "Mundo das Coisas", em cartaz no Espaço Cultural Eletrobras Furnas, no Rio, eles podem ser admirados pelo tempo que o espectador quiser.

As obras foram criadas pela artista plástica mineira Ana Durães, "ghost-painter" de Rodinei e também de Lena Moretti, personagem de Debora Bloch na minissérie "Queridos Amigos", exibida em 2008.

"Aluno aplicado", segundo ela, Matarazzo frequentou seu ateliê de janeiro a março, pelo menos três vezes por semana. "Ensinei algumas técnicas básicas e todo o gestual de quem pinta", conta.

"Como o Rodinei foi um menino criado no Borralho (bairro popular da trama), acrescentei elementos da 'street art' no estilo dele, uma coisa meio Banksy [renomado grafiteiro britânico]."

Muitos dos trabalhos vistos em cenas da novela vão prontos para o Projac. Outros demandam um certo arremate, que é dado pelo próprio ator. "Às vezes, os roteiristas criam situações inspiradas em uma obra", revela.

A mostra é dividida em três partes: "Os Anônimos" é uma série de 20 retratos, incluindo, apesar do título, vários rostos famosos.

"Mundo das Coisas" são pinturas inspiradas em fotografias do húngaro George Brassaï. E "Heterônimos" traz as produções de Rodinei, Lena e Ingrid Hermanns, heterônimo de uma pintora alemã fascinada pela paisagem brasileira inventado por Ana.

Ela diz não se incomodar com a condição de "ghost-painter": "Ver minha arte circulando é mais importante do que problemas de ego."

MUNDO DAS COISAS

QUANDO de ter. a sex., das 14h às 18h, e sáb. e dom., das 14h às 18h; até 7/10

ONDE Espaço Cultural Eletrobras Furnas (r. Real Grandeza, 219, Rio; tel. 0/xx/21/2528-2794)

QUANTO grátis

CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.