Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Música Erudita

Ao lado da Osesp, pianista de 17 anos evita exibicionismos

SIDNEY MOLINA
CRÍTICO DA FOLHA

A música clássica acaba de sair de uma verdadeira "semana da Polônia no Brasil", com Krzysztof Penderecki regendo obras próprias em Belo Horizonte, terça (7/8), e a Osesp apresentando programa dedicado a Górecki, Chopin e Szymanowski.

Na Sala São Paulo, na última sexta, a Osesp foi regida por Antoni Wit (diretor da Filarmônica de Varsóvia) e teve solos do jovem pianista Jan Lisiecki, 17, canadense filho de poloneses.

O concerto foi um retrato da amarração temática da temporada, que estabelece elos dialéticos entre compositores, obras e intérpretes.

Nas "Três Peças em Estilo Antigo" para cordas, de Henryk Górecki (1933-2010) -obra de 1963, repleta de ressonâncias e harmonias modais-, a orquestra estava inspirada e concentrada.

Seguiu-se o "Concerto nº 1" para piano, de Chopin (1810-1849), escrito em 1830 como despedida de sua Polônia natal. O fato de ter sido composto e estreado por um músico de 20 anos parece justificar o convite a um solista adolescente.

Lisiecki é esguio e tranquilo, equilibra cada frase com a orquestra e controla o brilho dos agudos. Recusa o falso exibicionismo -basta dizer que escolheu Bach como bis-, e já é um dos grandes pianistas de sua geração.

Grande músico também é o regente Antoni Wit, ex-assistente de Herbert von Karajan (1908-1989), impecável na complexa "Sinfonia nº 2" (1910), de Karol Szymanowski (1882-1937). "Pesadinha, não?", foi o comentário de uma mulher ao final.

Wit aliou empatia a conhecimento profundo do repertório, e seria muito bom vê-lo com mais frequência.

OSESP E JAN LISIECKI

AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.