Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção traz as inovações de Michele De Lucchi

Volume com as obras do italiano chega em 26/8

DE SÃO PAULO

"Se o papel do artista nos tempos antigos era mostrar a beleza da natureza, o papel do designer atual é mostrar a beleza da indústria", resumiu o italiano Michele De Lucchi.

O 16º volume da Coleção Folha Grandes Designers, que chega às bancas no dia 26/8, traz parte da criatividade do realizador.

O trabalho de De Lucchi é útil para compreender o caráter vanguardista do design italiano, mesmo em comparação ao resto da Europa.

Ele projetou luminárias e móveis para os catálogos das empresas mais famosas do mundo, como os produtos da Olivetti, feitos entre 1992 e 2002, e elaborou diversas teorias pessoais sobre a evolução do ambiente de trabalho.

"Com o passar dos anos, compreendi que para projetar é preciso gostar da indústria, mesmo que não seja fácil, pois ela é tudo de bom e ruim que temos", disse certa vez em entrevista.

Michele De Lucchi nasceu em 1951 em Ferrara, na Itália, e formou-se em arquitetura em Florença. Durante o período de ascensão da escola radical e experimental, foi uma figura proeminente entre os arquitetos europeus.

Em 2003, o Centro Georges Pompidou, em Paris, adquiriu um número considerável de suas obras. Uma seleção desses objetos faz parte dos acervos permanentes de museus da Europa, dos Estados Unidos e do Japão.

Desde 2008, é professor da escola de design do Instituto Politécnico de Milão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.