Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internet

RONALDO LEMOS
ronaldolemos09@gmail.com

Aprendendo biologia com o Goku

Quem já assistiu ao desenho animado "Dragon Ball Z" sabe que Goku, o personagem principal, é um lutador imbatível. O que nem todos sabem é que ele se tornou também um popular professor de biologia na internet.

Explico. Quando a Fundação Lemann trouxe ao país uma versão local da Khan Academy -site que disponibiliza aulas no YouTube- houve um pequeno acidente. Contrataram, como dublador, Wendell Bezerra para os vídeos de biologia.

Acontece que Wendell é uma celebridade para muitos jovens.

Ele é a voz de Goku em "Dragon Ball Z". Quando a molecada viu os vídeos, não acreditou. Resultado: aulas de biologia com até 170 mil visualizações.

E comentários como: "Goku como professor: impossível não aprender!" ou "entendi porquê Goku me explicou". Todos com muitos "joinhas" (o jeito como são chamados os botões "curtir" do YouTube. Veja uma das aulas aqui: bit.ly/OjE3pm).

O caso dá o que pensar. Um dos debates importantes sobre educação hoje em dia é sobre "aprendizado tangencial": o uso de referências culturais do universo jovem (como games e mangás) para gerar motivação, mercadoria em falta na escola. Faz sentido.

Eventos de anime e mangá atraem até 100 mil jovens em São Paulo (ou 70 mil em Fortaleza (CE)!). Muitos fãs vão só para ver de perto seus dubladores favoritos, como Wendell.

Com a educação tornando-se cada vez mais multimídia, assimilar estratégias assim funciona. Pergunte ao Goku.

Reader

JÁ ERA O apogeu de blogs só com texto e comentários

JÁ É O "hype" do Pinterest e do Tumblr, expandindo a ideia de blog

JÁ VEM O "hype" do Branch.com e do App.net, querendo ir além

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.