Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro compila depoimentos sobre a carreira de Elis Regina

Ainda sem edição comercial, 'Viva Elis' traz imagens pouco conhecidas da cantora e declarações dadas por ela na imprensa e na TV

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

Não se trata de uma biografia. "Viva Elis" é, segundo o autor, Allen Guimarães, 45, "um documento da obra de Elis Regina" (1945-1982).

Fã de Elis desde a infância, ele estudava cinema em Uberlândia (MG) e trabalhava na TV educativa local quando começou a pesquisa.

Usando o nome de seu programa, buscava material disponível sobre a cantora em outras emissoras. Copiava tudo e levava para casa.

Seu acervo foi ganhando fama nas redondezas e Allen começou a fazer sessões em casa, para os mais íntimos. Mas o crescente interesse das pessoas levou os vídeos ao auditório da universidade.

Animado com a repercussão, ele planejou um documentário sobre a vida de Elis. "Agendei entrevistas com 48 pessoas ligadas a ela. Fiz a mala e, sem dinheiro, fui para São Paulo. De carona", diz.

O livro parte da transcrição dos depoimentos que integram esse documentário.

Para costurá-los, Allen usou as palavras da própria Elis, retiradas de reportagens e entrevistas concedidas por ela nos mais diversos veículos no decorrer da carreira.

O autor se aproximou da família de Elis durante esse processo. Chegou a trabalhar na gravadora Trama, dirigida pelo filho da cantora, João Marcello Bôscoli. Hoje, ele é produtor de Maria Rita.

Também fez a curadoria da exposição sobre Elis, que rodou o Brasil neste ano.

Tal intimidade não tornaria o livro chapa-branca?

"Não é um livro que conte a vida pessoal de alguém escancarando tudo. A proposta era mostrar a importância da artista", diz Allen. "Mas é lógico que, para isso, é preciso falar de vida pessoal, casamento que não deu certo, filhos que nasceram etc."

O valor de "Viva Elis" está, portanto, nos depoimentos que reúne -sobretudo os de Elis, mas também os de Cesar Camargo Mariano, Roberto Menescal, Gal Costa, André Midani, Fagner, Ivan Lins, Nelson Motta, Marília Pêra.

Outro ponto forte são as imagens reunidas, muitas delas raras ou desconhecidas.

As fotografias documentam as turnês "É Elis" (1972), "Falso Brilhante" (1976), "Transversal do Tempo" (1978), "Essa Mulher" (1979), "Saudade do Brasil" (1980) e "Trem Azul" (1981).

Há também cenas de camarins, bastidores de programas de televisão, recortes de jornais e cartazes de shows. E flagrantes da vida familiar da cantora, ao lado do primeiro marido, Ronaldo Bôscoli, e dos filhos João, Pedro e Maria.

O livro, ao menos por ora, não está disponível para venda. Os três mil exemplares da primeira tiragem foram distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas públicas. Mas o autor afirma que uma edição comercial está planejada, podendo chegar às lojas no começo de 2013.

VIVA ELIS

AUTOR Allen Guimarães

EDITORA Master Books

QUANTO distribuição em escolas e bibliotecas públicas (180 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.