Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Ernesto Neto faz obra suspensa e interativa em estação no Rio

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

"Eu queria criar um trabalho em que as pessoas andassem no espaço", diz o carioca Ernesto Neto, explicando a gênese de "ObichoSusPensoNaPaisaGen", obra que estará aberta para visitação (e interação) pública a partir de hoje, no Rio.

A instalação é uma espécie de floresta suspensa a cerca de cinco metros do chão, com 42 metros de extensão e 12 metros de largura.

É feita numa técnica de crochê manual, com cordas de polipropileno que lembram teias. O piso por onde os visitantes caminham (descalços) é de bolas plásticas encapsuladas pelas cordas.

Andar pela montagem é como fazer um circuito de arvorismo, a prática esportiva em que se caminha por estruturas montadas entre as copas das árvores: é preciso um tanto de fôlego e de equilíbrio e nenhum medo de altura.

Segundo o artista, a instalação suportara até 70 pessoas simultaneamente, mas vai receber, no máximo, 20 visitantes por vez.

Criada no ano passado para o Faena Art Center, de Buenos Aires, "ObichoSusPensoNaPaisaGen" chega ao Rio patrocinada pela Nike e ocupa a estação Leopoldina, parada ferroviária tombada pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

A instalação das cinco vigas que sustentam a obra gerou uma saia justa com o Inepac, que não foi consultado, o que é obrigatório em prédios tombados. Posteriormente, o órgão deu sua aprovação.

Para Neto, a amplitude da nova localização favorece seu trabalho. "Ele foi feito para uma sala, aqui ele me parece mais solto, como se estivesse voando mesmo", diz.

O artista ressalta o caráter lúdico e participativo da obra.

"As artes plásticas muitas vezes são um tanto herméticas, mas essa é uma obra aberta, uma coisa com que as pessoas terão relação direta. Vão tocar, deitar, sair do contemplativo para o vivencial."

OBICHOSUSPENSO- NAPAISAGEN
QUANDO abre hoje; qua. a sex., das 10h às 19h, sáb., das 10h às 20h, dom., das 10h às 17h; até 16/10
ONDE Estação Leopoldina (r. Franciso Bicalho, s/nº, Rio, tel. 0/xx/21/2535-9848)
QUANTO grátis

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.