Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Imaginário de Gae Aulenti encerra Coleção Folha Grandes Designers

Obras da italiana formam 20º volume, que chega às bancas em 23/9

DE SÃO PAULO

Italiana nascida em 1927, Gae Aulenti vive e trabalha em Milão, onde se formou no Instituto Politécnico e participou ativamente do debate cultural do pós-guerra.

"Eu vi a Itália reconstruída a partir das ruínas", disse certa vez em entrevista.

Parte de seu espírito remodelador está presente no 20º e último volume da Coleção Folha Grandes Designers, que chega às bancas em 23/9.

Com atuação internacional, envolveu-se com arquitetura, design, cenografia teatral e projetos de espaços interiores, incluindo estudos voltados à transformação de construções históricas.

Entre os mais conhecidos está o Museu d'Orsay de Paris -pelo qual foi premiada pela Legião de Honra-, o Museu Nacional de Arte Moderna no Centro Pompidou, também em Paris, o museu do Palazzo Grassi de Veneza e o museu das Scuderie del Quirinale, localizado em Roma.

Entre seus primeiros projetos como designer está a cadeira de balanço Sgarsul, desenhada em 1962. A peça é formada por duas estruturas de madeira nobre curvadas que sustentam um fino assento de tecido, todo concebido artesanalmente.

Ao longo de sua carreira, Aulenti colaborou com renomadas empresas de design, como Artemide, Fontana Arte, iGuzzini, Knoll, Martinelli Luce e Zanotta.

Tornou-se conhecida por associar conforto e rigor estético aos seus projetos. "Nenhum objeto, seja um monumento ou uma cabana, pode se esquivar de sua relação com a cidade e com a vida cotidiana do usuário", resume.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.