Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Historiador reclama de censura da ABL em conferência sobre sexo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O professor de história da arte Jorge Coli queixou-se de que trechos de uma conferência sua, transmitida pela internet na última quarta, foram censurados. A palestra "Sexo Não é Mais o Que Era" foi dada no auditório da Academia Brasileira de Letras, no Rio, pelo ciclo "Mutações".

Coli disse ter recebido e-mails de pessoas reclamando que foram cortadas da transmissão palavras do discurso dele e imagens -entre elas, "A Origem do Mundo", de Gustave Courbet (acima).

"Fiquei chocado. Tudo foi colocado dentro de um contexto de reflexão. Foi censura", disse Coli, atribuindo os cortes à ABL.

A academia disse não ter responsabilidade sobre os cortes. Adauto Novaes, organizador do "Mutações", isentou o evento de ter cortado os trechos. "A transmissão é da ABL. Se fosse nossa, isso jamais ocorreria. Não faz sentido censurar uma pessoa brilhante como o Coli porque ele disse 'buceta'", disse ele.

Geraldo Holanda Cavalcanti, que ocupa o cargo de Ana Maria Machado durante viagem da presidente da ABL, negou que os cortes tenham partido da academia. "Não é evento nosso. Apenas cedemos nosso espaço. Não censuramos nada."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.