Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Animação para adulto é foco de 'Tosco TV'

Criado pelo cartunista Allan Sieber, o programa reúne produções com doses de humor, ironia, sexo e violência

Com estreia marcada para hoje, série tem como referência 'Liquid Television', sucesso da da MTV nos anos 1990

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

O objetivo, nas palavras do cartunista Allan Sieber, era "fazer o primeiro programa de animação adulta da TV brasileira". A referência era a "Liquid Television", célebre série animada da MTV americana nos anos 1990.

O resultado é "Tosco TV", criado e dirigido por Sieber e por Fabiano Maciel, que estreia hoje no Canal Brasil.

"A ideia era fazer um 'Liquid Television' dos pobres, pois o orçamento é limitado", diz Sieber, um especialista em produzir com recursos escassos e na camaradagem.

Apresentado por Renata Gaspar, reúne seis séries independentes: "Vida Boa", de Fabio Zimbres, "O Invencível Mãos Trocadas", de Schiavon, "Mundinho Animal", de Arnaldo Branco, "Ice Crime" e "Deus É Pai", de Allan Sieber, e "Tóscar", de MZK.

Cada desenho reflete o estilo peculiar de seu criador, tanto no traço quanto no roteiro, o que dá a "Tosco TV" um tom variado, misturando humor nonsense, ironia e doses ocasionais de sexo, violência e palavrões.

"Passa longe de qualquer coisa para criança, é um programa realmente para maiores, principalmente por causa do 'Mãos Trocadas', que é aquele esquema do Schiavon de hiperviolência gratuita com um pouco de 'soft porn'", diz o cartunista da Folha.

Sieber aproveitou o novo programa para ressuscitar "Deus É Pai", série baseada em seu bem-sucedido curta homônimo, de 1999.

"Sempre achei que ficaria rico, Deus e Jesus são os personagens mais conhecidos de todos os tempos", diz Sieber, que já teve problemas com a Igreja por conta do desenho.

"Não é nem para ser politicamente incorreto, eu realmente acho engraçado ver Deus e Jesus numa relação mundana de pai e filho."

Seu outro personagem animado é o rapper Ice Crime, que surgiu nas tirinhas que ele faz para a "Ilustrada".

"Ele é visualmente interessante, um rapper com uma cabeça de casquinha de sorvete. E eu gosto desse universo meio 'perifa', dos manos que se levam hiper a sério."

NA TV
Tosco TV
Estreia no Canal Brasil
QUANDO hoje, às 23h45
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.