Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

"Uma Confraria de Tolos" ridiculariza a banalidade moderna

Autor John Kennedy Toole cometeu suicídio em 1969, na época em que não conseguiu editora para sua obra

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

O escritor norte-americano John Kennedy Toole não viveu para ver o sucesso de "Uma Confraria de Tolos".

Incapaz de conseguir uma editora para publicar o livro e sofrendo de graves crises de depressão, Toole cometeu suicídio em 1969, aos 31 anos.

Sua mãe, Thelma, encontrou uma cópia do manuscrito entre os pertences do filho e brigou por muitos anos para conseguir uma editora. "Uma Confraria de Tolos" foi finalmente publicado nos Estados Unidos em 1980. No ano seguinte, Toole ganhou um Pulitzer póstumo.

Desde então, o livro tornou-se um clássico "cult" da literatura satírica norte-americana, frequentemente comparado a obras de Mark Twain.

A prosa ácida de Toole ganhou admiradores como o grande escritor chileno Roberto Bolaño, que citava o livro entre seus favoritos.

"Uma Confraria de Tolos" começa com uma frase de Jonathan Swift, um dos autores prediletos de Toole: "Quando surge no mundo um verdadeiro gênio, pode-se identificá-lo por este sinal: contra ele se juntam em uma aliança todos os tolos".

O personagem principal do livro, Ignatius J. Reilly, é um trintão obeso, glutão, flatulento e mal-humorado, que mora com a mãe e vive amaldiçoando o mundo moderno.

Ignatius leva a frase de Swift a sério: ele é um anti-herói, deslocado do mundo e nascido na época errada, que se considera sempre perseguido por uma cambada de idiotas.
Não é à toa que muitos críticos compararam Ignatius a Dom Quixote. Os dois personagens vivem sempre em conflito com o mundo "real".

COMICIDADE

"Uma Confraria de Tolos" se passa em New Orleans, nos EUA, nos anos 1960. É notável como Toole criou uma galeria de personagens cômicos inesquecíveis, mas que nunca se tornam folclóricos ou caricaturais.

Seus encontros com "strippers", policiais incompetentes e idosos reacionários são engraçadíssimos.

O personagem de Ignatius foi supostamente inspirado por um professor de Toole, mas tem muito de autobiográfico. Toole também sofreu com uma mãe dominadora e tinha uma visão ácida e pessimista do mundo.

"Uma Confraria de Tolos" pode ser visto como uma metáfora ao deslocamento que muitos jovens norte-americanos vivenciavam nos anos 1960, período de conflitos sociais intensos no país.

Ignatius é um cavaleiro solitário lutando contra um mundo que ele não entende e ao qual ele não acredita pertencer.

É curioso pensar na recepção que o livro poderia ter tido se houvesse sido lançado nos anos 1960.

Será que Ignatius se tornaria, para a década de 60, o que o personagem Holden Caulfield de Salinger foi para a de 50?

UMA CONFRARIA DE TOLOS
AUTOR John Kennedy Toole
EDITORA BestBolso
TRADUÇÃO Alice Xavier
QUANTO R$ 19,90 (432 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.