Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ator faz papel de Bruce Willis mais novo

"Looper - Assassinos do Futuro" traz Joseph Gordon-Levitt como versão do passado do astro de filmes de ação

Para viver colega 20 anos mais velho, ator assistiu a filmes antigos e passou por sessões diárias de maquiagem

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A TORONTO

Joseph Gordon-Levitt não tem nada a ver com Bruce Willis. Mas o ator de 31 anos encarou três horas diárias de maquiagem e uma série de estudos para interpretar uma versão mais jovem do colega de 51 anos na ficção científica "Looper - Assassinos do Futuro", que estreia hoje no Brasil e nos EUA.

"Vi muitos de seus filmes e extraía o áudio para colocar no iPod. Ouvia sem parar", disse Gordon-Levitt à Folha, no começo deste mês, quando "Looper" foi escolhido para abrir o Festival de Toronto.

"Bruce também gravou alguns dos meus diálogos e me mandou para eu saber como ele soaria em cada fala. Mas o mais importante foi passar tempo com ele, conhecê-lo, sair para jantar com ele."

O nome do filme faz menção aos assassinos mercenários que viajam no tempo e moram no passado.

Quando a máfia do futuro quer se livrar de alguém, transporta o indesejado para 30 anos atrás, quando o

"looper" está a sua espera com uma bazuca futurística.

Até que o personagem de Bruce Willis, um "looper" aposentado, é enviado para ser morto e encara a si mesmo, mais jovem (e com cabelos).

O resultado da transformação de Gordon-Levitt pode distrair mais o espectador do que surpreender. Ele continua não tendo nada a ver com Bruce Willis, mas o diretor Rian Johnson parece não se preocupar muito com isso.

"No fim das contas, como qualquer elemento de ficção científica, você pede para o público entrar na viagem", disse Johnson, que trabalhou com Gordon-Levitt em "A Ponta de um Crime" (2005), no qual estreou na direção.

Como inspiração para a história, o diretor disse que estudou "A Testemunha", filme com Harrison Ford numa comunidade religiosa cristã (amish), já que "Looper" faz uma mistura arriscada entre faroeste e terror.

A busca do "looper" para acabar com o ciclo de violência o levará a uma fazenda na qual uma mãe (a atriz britânica Emily Blunt, bronzeada e com sotaque caipira) e seu filho pequeno vivem isolados.

ESTREIA NA DIREÇÃO

Gordon-Levitt, que começou a carreira aos seis anos, ficou famoso na TV com o seriado "3rd Rock from the Sun" (1996-2001) e hoje achou um lugar ao Sol em Hollywood.

E não só como ator, apesar de ter no momento outros dois filmes em cartaz nos EUA ("Perigo por Encomenda" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge").

Ele acabou de filmar sua estreia na direção de um longa, "Don Jon's Addiction", do qual também escreveu o roteiro e no qual atua como um Don Juan contemporâneo, viciado em pornografia. Scarlett Johansson e Julianne Moore estão no elenco.

"Amo ajudar o diretor a contar sua história, É meu trabalho. Mas tenho histórias que quero contar do meu jeito", disse Gordon-Levitt. "E, para isso, é preciso controlar todas as etapas do processo."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.