Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets

RONALDO LEMOS
@lemos_ronaldo

Transparência só não basta

Depois de anos, o Brasil aprovou em 2011 a sua Lei de Acesso à Informação, obrigando órgãos públicos a publicar seus dados. Demorou. Países como a Colômbia já tinham a sua desde 1985.

A boa notícia é que a lei está "pegando". O acesso à informação do setor público (incluindo a remuneração dos servidores) passou a ser percebido como direito constitucional.

Mas transparência não basta. Jogar volumes de dados na rede só para fazer cumprir a lei não aumenta a transparência. Diminui.

É só pensar na cena de filme americano: o advogado solicita à outra parte que entregue algum tipo de informação. Em resposta, recebe um caminhão entulhado de documentos. A lei obriga a entrega, mas não diz como ela deve ser feita. Cabe a quem a recebeu procurar.

Por isso, é preciso ir além. Os dados precisam ser "aplicáveis". Devem ser organizados e indexados, permitindo que sejam lidos e processados por computador. Isso facilita transformar, por exemplo, as rotas de ônibus de uma cidade em aplicativo de celular.

Se os dados são aplicáveis, incentiva-se a inovação e o surgimento de empreendedores para trabalhá-los (o governo Obama soltou uma diretiva sobre isso, link aqui: 1.usa.gov/Loy3dT).

Afinal, é impossível lidar com tanta informação na escala humana. Na teoria, o cérebro processa até 48 mil palavras por dia (200 mil para acadêmicos escolados). Precisamos de dados organizados e do computador para ir além. Sem ele, levaríamos séculos só para começar a vasculhar o caminhão de informações públicas.

Reader

JÁ ERA A empresa fornecer computador padrão aos funcionários

JÁ É A empresa permitir que o funcionário traga o seu computador para o trabalho

JÁ VEM A empresa exigir que o funcionário traga o seu computador para o trabalho

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.