Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets

RONALDO LEMOS - @lemos_ronaldo

Liberdade também para os objetos

Já ouviu a frase "a informação quer ser livre", do visionário da internet Stewart Brand? Agora, os objetos também querem. Impressoras 3D começam a chegar ao mercado doméstico.

A americana "Replicator 2" custa US$ 2.200 (veja: bit.ly/T5sMi3). Os chineses não perderam tempo. Lançaram um modelo chamado "UP!", que custa US$ 1.500.

Com isso, surge uma nova onda de compartilhamento: arquivos contendo o design de objetos. O principal componente dessas máquinas não é a matéria-prima usada na "impressão" (uma resina plástica especial). São, sim, os sites que oferecem grandes bancos de dados de objetos para imprimir, como o

Thingiverse.com.

Neles, dá para baixar brinquedos, utensílios domésticos, jogos e o que mais a imaginação inventar.

Tal como aconteceu com a música e os vídeos, já começam a surgir remixes de objetos: pegar partes de um, alterar um pedaço aqui e ali e criar algo novo. É como um "mashup" de coisas físicas.

Isso lembra o trabalho do artista plástico carioca Barrão, que faz cerâmicas "remixadas" (veja: bit.ly/O5R9sW), só que agora a prática se torna digital.

Como a onda está só no começo, há questões pela frente. Uma delas é como o direito autoral irá tratar esses bancos de dados de objetos. A outra é que seria importante construir algo semelhante com o design brasileiro.

Do mesmo jeito que a música digital revelou uma nova leva de criadores, já é hora de pensar em quem serão os novos irmãos Campana dos objetos digitais.

READER

JÁ ERA Ter de contratar uma gráfica para imprimir livros

JÁ É Impressão de livros "on demand", em sites como o lulu.com

JÁ VEM Impressão de objetos "on demand", em sites como o ponoko.com

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.