Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filósofo francês expõe ideias contra Freud em SP

Michel Onfray faz hoje à noite penúltima palestra do ciclo Fronteiras do Pensamento

DE SÃO PAULO

Uma das mentes mais ativas do pensamento filosófico atual, o francês Michel Onfray, 53, é o conferencista desta noite do ciclo Fronteiras do Pensamento em São Paulo.

Autor de mais de 50 livros, Onfray questiona o pensamento dominante, seja na religião (defende o ateísmo), na historiografia (é autor de "Contra-história da Filosofia", publicada no Brasil pela WMF Martins Fontes) ou na pedagogia (ex-professor secundário, fundou a Universidade Popular de Caen, gratuita e de acesso irrestrito).

Recentemente, voltou sua mira para a psicanálise e seu fundador, o austríaco Sigmund Freud (1856-1939).

No evento desta noite, Onfray falará à audiência da Sala São Paulo sobre um de seus títulos mais recentes, o ainda inédito no Brasil "Le Crépuscule d'une Idole, l'Affabulation Freudienne" (o crepúsculo de um ídolo, a fabulação freudiana).

No livro, Onfray combate a visão de que a psicanálise seria uma ciência, como era o desejo de seu criador; para o filósofo, ela se aproxima mais de uma religião.

Afirmando que a psicanálise cura tanto quanto homeopatia ou terapias alternativas, o livro suscitou reações apaixonadas à época de seu lançamento, em 2010.

Michel Onfray é o penúltimo conferencista do Fronteiras do Pensamento São Paulo. No dia 30 de outubro, o egípcio Mohamed El Baradei, Nobel da Paz de 2005, encerra o ciclo 2012 em São Paulo.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
QUANDO hoje, às 20h30
ONDE Sala São Paulo (pça Júlio Prestes, 16; tel. 0/xx/11/4007-1200)
QUANTO de R$ 980 a R$ 1.120 (passaporte para o evento; não há venda para palestras individuais)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.