Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro disseca "Stalker" quadro a quadro

DE SÃO PAULO

Obras literárias sobre um filme específico são comuns no universo pop desde que "Tubarão" inaugurou a era do cinema evento.

Pode-se, por exemplo, ler sobre "O Poderoso Chefão" em "The Godfather Legacy", de Harlan Lebo.

Mas "Zona", que analisa "Stalker", de Andrei Tarkovski, tem um charme especial.

É um livro de um grande escritor -no caso, o britânico Geoff Dyer- sobre uma obra-prima do cinema que é tão pop quanto a música folclórica do norte do Turcomenistão.

Dyer propõe uma tarefa complicada até para o cinéfilo mais intelectual: dissecar a obra-prima de Tarkovski quadro a quadro.

"Zona", lançado em inglês em fevereiro e sem previsão de edição no Brasil, descreve as cenas do longa enquanto detalha a vida do cineasta (o infarto durante as filmagens) e narra suas experiências como espectador.

Quando você acha que Dyer exagera em suas inserções pessoais, como a comparação entre sua mulher e a atriz Natascha McElhone, do remake de "Solaris", ele dá sua visão sobre a jornada do filme.

O escritor crê que a busca do protagonista pela caverna dos desejos, que fica na "Zona", uma espécie de "Área 51" soviética, é a procura de Tarkovski pelo cinema que habita sua mente.

"Talvez indo para a Zona ele será rejuvenescido", escreve Dyer, lembrando dos problemas do russo com o governo comunista. (RS)

Zona

AUTOR Geoff Dyer
EDITORA Patheon
QUANTO US$ 24 (240 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.