Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internets

RONALDO LEMOS
ronaldolemos09@gmail.com

Fóruns na web viram game, livro e filme

Está a fim de tomar uns sustos? Experimente jogar "Slender", um jogo gratuito e independente, tido como um dos mais assustadores do ano (disponível em: bit.ly/PhKblZ).

Nele, você está sozinho em um bosque, à procura de oito páginas deixadas ali. Enquanto isso, é perseguido pelo bizarro "Slender Man", homem sem rosto, alto e magro, de braços alongados ("slender" significa "esguio").

Sua versão para celular ficou no topo das vendas globais, caindo só depois do lançamento do novo jogo da série Angry Birds.

O personagem "Slender Man" foi criado em um fórum da internet. Em um tópico chamado "Crie Imagens Paranormais", um usuário postou duas fotos em que a criatura aparecia. A partir daí, a internet desenvolveu o mito. Surgiram fotos, desenhos e até uma popular websérie no YouTube, chamada "Marble Hornets" (já falei dela aqui).

"Slender" mostra como o "underground" da rede virou usina de criatividade. O livro "Cinquenta Tons de Cinza", por exemplo, foi escrito em um fórum de fãs da saga Crepúsculo.

Também está em produção um filme criado a partir de uma pergunta postada em fórum do site Reddit: "Uma única unidade do exército americano conseguiria eliminar todo o império romano?". O filme, produzido pela mesma equipe de "300", vai dar a resposta.

Tudo isso é só a ponta de um fenômeno maior. Parte crescente da cultura pop atual é criada no underground da rede. A novidade é que isso está virando um grande negócio.

READER

JÁ ERA Filmes baseados em games como novidade

JÁ É Filmes, games e livros baseados em fóruns da web

JÁ VEM O novo jogo da série "Slender Man", desta vez, não mais gratuito

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.