Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Montagem de inglês Dennis Kelly aborda violência e preconceito

Clara Carvalho dirige 'Órfãos', que está em cartaz em São Paulo

MARCOS GRINSPUM FERRAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Escrita pelo inglês Dennis Kelly, situada num subúrbio de Londres e entremeada por questões como o neonazismo e o ódio aos imigrantes, "Órfãos" poderia parecer uma peça demasiadamente britânica ao tratar de uma realidade distante da nossa.

A montagem brasileira estreou este ano na 16ª edição do Cultura Inglesa Festival, no qual foi premiada como melhor peça adulta.

Mas não é desse modo que a diretora Clara, 52 (conhecida por sua carreira como atriz), enxerga a peça de Kelly, que está em cartaz agora no teatro Nair Bello. "Ela retrata uma realidade urbana, de periferia, de subúrbio, que é de qualquer grande metrópole do mundo", diz.

"Tem essa questão da xenofobia com asiáticos. Mas é uma intolerância que podemos transpor para o preconceito com os 'paraíbas', por exemplo, que temos aqui também", completa.

Porém, mais do que nisso, segundo Carvalho, a força da obra está principalmente no mergulho que ela faz na psique humana; na mente complexa dos três personagens que atravessam uma noite de tensões e revelações na sala de uma casa.

Tudo começa quando, durante um jantar romântico do casal Helen e Danny (Isabella Lemos e Marcelo Pacífico), o conturbado irmão de Helen, Liam, chega em casa com uma camisa manchada de sangue, resultado de um acontecimento nebuloso ocorrido nos arredores.

A partir daí, entre o susto do casal e a afobação de Liam (Renaldo Taunay), incapaz de explicar com clareza a situação, os personagens vão se revelando imprevisíveis e contraditórios, deixando transparecer seus traumas.

"É uma violência latente que está em todos nós e que de repente explode de maneiras absurdas", diz Carvalho. Em uma família disfuncional e num ambiente hostil, essas explosões podem resultar em situações mais dramáticas.

ÓRFÃOS
QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 21h, dom., às 19h; até 9/12
ONDE teatro Nair Bello (r. Frei Caneca, 569, 3º andar; tel. 0/xx/11/3472-2414)
QUANTO de R$ 20 a R$ 30
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.