Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

Escritor irrita pela complacência com que dilui o universo dos personagens

ALFREDO MONTE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ao estrear no romance com "A fúria do Corpo" (1981) João Gilberto Noll escolheu uma poética do grito, do excesso, o périplo narrativo exuberante e abundante.

Qual não foi a surpresa com sua experiência seguinte no gênero: era também o registro de errâncias desconcertantes, mas numa linguagem quase mesquinha, de extrema contenção: "Bandoleiros" (1985).

Esse curto relato agônico imprimiria a marca de uma série que, com justiça, inscreve-se entre as mais altas experiências da ficção contemporânea: "Rastros de Verão", "Hotel Atlântico" e "Harmada".

Em 2008, após uma década meio "esquisita" para a realização literária (Lorde, Berkeley em Bellagio, admirados por uns; vistos com reserva por outros, entre os quais me incluo), surgiu o surpreendente "Acenos e Afagos".

As errâncias eram aquelas mesmas, desconcertantes na sua descontinuidade e no seu "realismo demencial"; no entanto parecia que, rendendo-se novamente ao excesso, ao transbordante, Noll arejava sua prosa e suas obsessões.

Surge então "Solidão Continental". Vendo o magro volume, pensei: será que cumprirá o papel de "Bandoleiros" com relação a "Acenos e Afagos", trazendo mais concentrada a viragem do livro anterior, instaurando nova fase?

Infelizmente, não. Longe de ser o passo adiante num novo caminho, "Solidão Continental" é um brutal retrocesso. Como leitor habitual de Noll, tive a sensação de ser o funcionário de fábrica batendo o ponto e chafurdando na rotina entorpecedora.
Eis o mesmo lugar meio rural, onde o protagonista sempre vai parar após seus contatos autistas com outros seres humanos, normalmente uma aproximação sexual truncada e que parece servir mais como toca de Alice para levá-lo a um avesso da realidade cotidiana.

Eis o eterno garoto que transa e não transa, aparece e desaparece, é anjo de vida e de morte (sempre há um hospital no meio do caminho) ao mesmo tempo, e que no final, não é nada, apenas uma figura de passagem, recortada de um fundo fuliginoso devido a um esboço de desejo.

É óbvio que um escritor da tarimba e do gabarito de Noll proporciona ao seu leitor, mesmo num texto insatisfatório e chocho como esse, bons momentos, aquelas frases lapidares que tanto se prestam à citação, em meio a essa eterna disponibilidade viscosa, a essa gratuidade do episódico, a esse eterno anticlímax (que já foi instigante, e agora é apenas entediante).

No melhor da sua produção, o escritor gaúcho pegava o leitor de jeito com a contundência desse mundo descampado dentro do coração dos seus protagonistas. Agora, ele irrita por conta da complacência com que o dilui.

ALFREDO MONTE é doutor em teoria literária pela USP e criador do MONTE DE LEITURAS (www.armonte.wordpress.com)

SOLIDÃO CONTINENTAL
AUTOR João Gilberto Noll
EDITORA Record
QUANTO R$ 27,90 (128 págs.)
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.