Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Musa de "Emmanuelle" morre aos 60

Atriz holandesa Sylvia Kristel ganhou fama ao interpretar o papel-título de série erótica lançada nos anos 1970

Artista sofria de câncer; em 1977, ela veio ao Brasil, fez topless em hotel e provocou tombo de deputado em Brasília

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Quarentões -e quarentonas- de todo o mundo estão de luto. Morreu ontem de câncer, na Holanda, a atriz Sylvia Kristel.

Kristel tinha 60 anos e ficou famosa pelo papel de Emmanuelle, personagem de diversos filmes eróticos que fizeram grande sucesso em todo o mundo.

O primeiro, chamado simplesmente "Emmanuelle", foi lançado em 1974 e ficou em cartaz em um mesmo cinema de Paris por 11 anos.

O filme contava a história de uma dona de casa entediada que, numa visita com o marido a Bangcoc (Tailândia), experimentava todo tipo de aventuras sexuais, com homens e mulheres.

"Emmanuelle" foi um sucesso tão grande que o nome virou sinônimo de filme erótico. O filme original gerou seis sequências (três delas estreladas por Kristel). Imitações foram rodadas no Japão, na Itália e nos EUA.

Houve até uma série de filmes chamada "Black Emmanuelle", com uma personagem negra, e "Emmanuelle in Space", em que a personagem iniciava um grupo de extraterrestres na arte do amor.

Sylvia Kristel nasceu na Holanda e trabalhava como modelo em 1973, quando foi chamada para um teste de um comercial de sabão em pó. No estúdio ao lado acontecia a seleção de elenco para um filme erótico. Ela resolveu tentar a sorte.

"O diretor (Just Jaeckin) perguntou se eu poderia tirar a roupa", relembrou Kristel à imprensa inglesa, em 1994. "Por sorte, era um vestido bem fácil de tirar. Eu não tinha inibição, havia feito fotos nua."

A mesma desinibição ela demonstrou ao visitar o Brasil, em 1977.

Numa sessão de fotos em um hotel de luxo em São Paulo, um fotógrafo pediu que ela posasse com uma camisa molhada do Corinthians.

Kristel não titubeou: tirou a roupa que usava e vestiu a camisa. Os hóspedes do hotel aplaudiram seu topless.

Ela acabou fazendo uma participação especial na novela "Espelho Mágico", da TV Globo, e aproveitou para visitar o Congresso Nacional.

Há exatos 35 anos -19 de outubro de 1977- Sylvia Kristel chegava a Brasília.

Foi recebida pelos então presidentes da Câmara, Marco Maciel, e do Senado, Petrônio Portella.

Maciel cometeu uma gafe ao comentar algumas cenas de "Emmanuelle" sem explicar onde teria assistido a um filme ainda proibido pela Censura (o longa só seria liberado no país em 1980).

Na ocasião, o deputado João Climaco (Arena-PI) ficou tão emocionado com a visita da atriz que correu para garantir um lugar a seu lado e levou um tombo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.