Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Xico Sá traz memória e ficção a romance

'Big Jato' remonta a histórias familiares do jornalista e colunista da Folha, principalmente a vida no sertão nordestino

"Vivi o conflito entre o jornalismo e a literatura a vida inteira", diz o cronista sobre suas paixões

CADÃO VOLPATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Começou com a imagem de um velho rabugento e a lembrança dos barulhos ouvidos no vale do Cariri, no sul do Ceará, onde fica o Crato, cidade natal do escritor e colunista da Folha Xico Sá.

A partir daí foram anos ruminando esses indícios, que se transformaram em contos delirantes e foram mostrados aos amigos escritores Joca Reiners Terron e Ronaldo Bressane. Os dois insistiram para que Xico transformasse aquilo tudo em romance.

"Escreve logo um livro para valer", diziam eles. E foi o que Xico fez. O resultado é uma novela que mistura memória e ficção para falar de um menino, de um velho, de um beatlemaníaco e de um caminhão limpa-fossa, de cujo nome saiu o título, Big Jato.

Das conversas do menino com todo mundo e de suas descobertas, nasceu uma obra original, um estranho e pequeno romance de formação, delicado na carpintaria, regional, carregado de uma prosa que não recusa a poesia e, além de tudo, entrega ao leitor, inteira, a alma do cronista único, engraçado e cheio de estilo que Xico Sá tem sido nos últimos anos.

"As coisas vieram rápidas, num fluxo", diz ele. "Visitava a casa da minha família e reconstruía a história". Não é propriamente a história da família de Xico, mas inspira-se diretamente nela, monta e remonta personagens que têm um pouco dos tios e tias, rouba outro tanto do pai, da mãe e dos irmãos.

PERSONAGENS

O tio beatlemaníaco e preguiçoso que apresenta os Beatles ao menino existiu, só que era outro parente maluco. O limpa-fossas Big Jato, que pertenceu a outro tio, também. Peixe de Pedra, a localidade inventada, é uma junção de diversas cidades do vale do Cariri, às quais Xico se diz ligado sentimentalmente.

Cenas de grande beleza evocam fósseis e pterodáctilos, bem como o corpo e os modos das mulheres.

Mas a escatologia está em toda parte. "Meu pai foi caminhoneiro", explica Xico. "Mas sem a merda."

Os assuntos favoritos dele, espalhados pelo livro, ganham uma densidade que não alcançam enquanto crônica. O que Xico faz em "Big Jato" é a literatura que procurava desde que começou na profissão. "Vivi o conflito entre o jornalismo e a literatura a vida inteira", diz. "Tentei salvar o escritor possível dentro de uma Redação."

Não custa lembrar: ele foi o repórter que descobriu o paradeiro de PC Farias, um dos grandes furos do jornalismo brasileiro nos anos 1990.

Primeiro romance sério de Xico -"Caballeros Solitários rumo ao Sol Poente" (2007) fora uma brincadeira escrita em portunhol selvagem, a língua que ele e amigos inventaram e que acabou resultando num encontro internacional em Assunção, no Paraguai- "Big Jato" contradiz o que ele chama de "sonho equivocado de ser escritor".

Além disso, demonstra a ligação sentimental que Xico tem não só com o sertão mas também com o Recife, cidade onde começou a escrever, e o fascínio que "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, exerceu sobre o jovem matuto.

Kurt Vonnegut, William Saroyan e principalmente o Juan Rulfo de "Pedro Páramo" são as pedras de toque do livro. Mas o olhar terno e incisivo do cronista que tem Nelson Rodrigues como ídolo paira sobre tudo.

CADÃO VOLPATO é músico, jornalista e escritor, autor de "Relógio Sem Sol"
(ed. Iluminuras), entre outros

BIG JATO
AUTOR Xico Sá
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 33 (184 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.