Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

RAQUEL COZER raquel.cozer@grupofolha.com.br

Linha de chegada

A concorridíssima corrida pelo mercado de livros digitais no Brasil deve fazer com que Amazon, Google, Kobo e Apple estreiem aqui em novembro com poucos dias de diferença. Quem conhece a Amazon acha improvável que ela compre a Saraiva, conforme rumores recentes, mas acredita na estreia da amazon.com.br, com venda de e-books em português, no mês que vem. Embora a venda do Kindle no Brasil esteja indefinida, há 300 mil usuários do Kindle Books em português no mundo, o que torna a venda só de e-books um bom negócio por ora.
A empresa já fechou com quase 200 editoras nacionais, a maior parte representada pela distribuidora Xeriph, mas ainda não com as seis representadas pela DLD, que respondem por cerca de 35% dos best-sellers no país. A mesma DLD, no entanto, fechou com Kobo -que estreia já com um modelo de e-reader- Google e Apple.

Livro, obra de arte

A organização da participação brasileira na Feira de Frankfurt 2013 estuda fortalecer a presença do país com estandes em vários pavilhões, além do estande principal, de 500 m². Já foi solicitada à feira área de 100 m² no pavilhão de livros de arte para a mostra "Além da Biblioteca", com obras artistas como Lucia Mindlin Loeb, Marilá Dardot e Odires Mlászho, feitas a partir do objeto livro.

Em alta 1 A Companhia das Letras fortalece seu time de jovens autores. De Andrea del Fuego, 37, contratou romance inédito e ainda comprou "Os Malaquias" (Língua Geral, 2010), vencedor do Prêmio José Saramago.

Em alta 2 A editora assinou também com a roteirista Juliana Frank, 27, que estreou como romancista em 2011 com "Quenga de Plástico" e lança em breve "Cabeça de Pimpinela", ambos pela 7Letras. A Companhia prevê para 2013 o inédito "Meu Coração de Pedra Pomes".

Tons digitais Em dez meses no mercado digital, a Intrínseca comercializou 28 mil e-books. Quase um terço disso, cerca de 9.000, diz respeito às vendas dos dois primeiros títulos de "Cinquenta Tons" só em setembro.

Força Na Feira de Frankfurt, a Sextante adquiriu os direitos de "Davi e Golias", que Malcolm Gladwel começou a escrever após publicar na "New Yorker" artigo explicando que em quase um terço das batalhas os mais fracos vencem se forem criativos.

I'll be back Também na feira, Marcos Pereira, sócio da Sextante, ouviu de Arnold Schwarzenegger a notícia de que virá ao Brasil em maio para promover um evento de fisiculturismo no Rio e divulgar a biografia "Total Recall", que a casa carioca lança no mês que vem. O ator esteve num fórum de sustentabilidade em Manaus em 2011.
Todo mundo quer Sem editor no Brasil, o chinês Mo Yan deve permanecer assim por algum tempo devido a uma briga internacional. Com o anúncio do Nobel, a mega-agência Wylie disse estar negociando a obra dele com vários países. Mas a agente americana Sandra Dijkstra afirma que representa Mo Yan "desde o começo".

Outro chinês Enquanto isso, a Estação Liberdade adquiriu em Frankfurt romance de outro chinês inédito no Brasil, Chen Zhongshi. "No País do Cervo Branco", volume de 800 páginas sobre clãs rivais na China rural no século 20, levou em 1997 o Prêmio Mao Dun -o mesmo que Mo Yan ganhou em 2011 pelo romance "Wa".

Poço seco 1 "A literatura era, no final das contas, um recurso não renovável -como o petróleo, a água- que foi drenado e consumido a cada nova geração", argumenta o filósofo britânico Lars Iyer, em texto na "Serrote #12", que chega às livrarias no dia 29. "Chegamos a um ponto em que o modernismo e o pós-modernismo encontraram o poço seco."

Poço seco 2 Iyer defende que vivemos uma "inflação" de autores e leitores e que nos resta "perseguir os rastros do literário". Antes de a revista chegar, o editor Paulo Roberto Pires fala sobre a relação de editores com a filosofia, no dia 23, na Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, em Curitiba.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.