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Conteúdos de TVs na internet seguem sem medição de ibope

DE SÃO PAULO

Além de ser um espaço propício a novas atrações, a internet também é opção para o consumo de conteúdo televisivo em horários alternativos aos programados pelas emissoras.

Exemplo disso foi a novela "Avenida Brasil", da Globo, que terminou no dia 19.

Na TV, a trama fechou com 39 pontos de média no Ibope -cada ponto equivale a 60 mil domicílios da Grande SP. Na rede, seu site bateu o recorde de visitação comparado ao das outras produções da emissora.

O número de requisições de vídeos de "Avenida Brasil" em seu último mês de exibição foi de mais de 93 milhões.

No último capítulo, foram 6,6 milhões de vídeos requisitados -14 dos 15 vídeos mais assistidos do portal Globo.com eram do folhetim.

Expressivos, esses índices ainda não são computados na medição de audiência aferida pelo Ibope.

A empresa já consegue medir o "buzz" -o eco de assuntos sobre a televisão nas redes sociais- e está estudando o uso de uma ferramenta para medir audiência focada no conteúdo, independentemente da forma como ele é consumido e da plataforma utilizada.

O nome provisório do projeto é 3 Telas, em referência ao aparelho de TV e às telas do computador, de tablets e de smartphones.

"A nossa ideia é integrar tudo na mesma base de dados. Em mais um ou dois anos, isso será unificado", diz Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope.

(APJ E ICT)

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